Tempo
|
A+ / A-

Reino Unido

Tribunal manda desligar suporte de vida de bebé, contra a vontade dos pais

30 jul, 2021 - 20:09 • Filipe d'Avillez

Alta Fixsler tem 2 anos e não come nem respira sozinha. Os pais querem levá-la para os Estados Unidos, que já emitiram visto, mas o hospital e os tribunais dizem que é melhor deixá-la morrer.

A+ / A-

Os tribunais britânicos não deixam uma família americana levar a sua filha de dois anos para os Estados Unidos, onde poderá continuar a receber tratamento médico para os graves problemas de saúde de que sofre. Os juízes concordam com a posição do hospital de Manchester, onde Alta Fixsler está internada, que diz que a menina está a sofrer dor e desconforto e que é no seu melhor interesse desligar as máquinas de suporte de vida.

O caso já está a causar um incidente diplomático. O Governo americano intercedeu para que o Reino Unido reconheça o direito dos pais de Alta determinarem o melhor tratamento médico que querem para a sua filha e pediu que ela seja autorizada a viajar para fora do país, emitindo-lhe um visto.

Tanto os EUA como Israel já se ofereceram para acolher Alta e a sua família, que são judeus. O pai da menina é natural dos EUA e cidadão americano.

Vários congressistas americanos têm manifestado a sua revolta pela situação, escrevendo ao Presidente Joe Biden. A Casa Branca respondeu que “a defesa dos direitos dos cidadãos americanos é uma das principais prioridades” da Administração.

Os problemas de saúde de Alta Fixsler começaram logo no seu nascimento. Chegou a morrer pouco depois do parto, mas foi reanimada. Contudo, a privação de oxigénio deixou-a profundamente deficiente. A menina de dois anos não respira nem come sozinha, precisando do apoio de máquinas de suporte de vida.

Ao final de dois anos os médicos do hospital de Manchester decidiram que Alta não tem perspetivas de recuperação e que está em dor e desconforto, pelo que será no seu melhor interesse desligar as máquinas que a mantêm viva e colocá-la em cuidados paliativos.

Os pais de Alta, que são judeus ortodoxos, dizem que essa decisão atenta contra as suas convicções religiosas e invocam o seu direito de decidirem qual é a melhor opção médica para a sua filha, propondo levá-la para fora do país, caso o hospital não queira continuar o tratamento.

Se a decisão do hospital for para a frente, porém, Alta morrerá ao fim de poucos dias, ou mesmo horas.

"Se o hospital não a pode tratar, deixem-nos levá-la para outro lugar. Quando nasceu só lhe deram umas horas de vida, mas ainda aqui está”, disse o pai de Alta, em declarações reproduzidas pela BBC. O pai, Abraham Fixsler, diz que outros especialistas consultados pela família discordam sobre o facto de Alta estar a sentir dor ou desconforto.

Os conflitos entre os profissionais de saúde e os pais de crianças deficientes são recorrentes no Reino Unido, onde em vários casos os desejos dos médicos se sobrepõem aos dos pais.

Em 2017 os pais do bebé Charlie Gard foram impedidos pelos tribunais de o levar para fora do país depois de os médicos terem dito que o melhor para ele era desligar as máquinas, para que morresse. No ano seguinte, em 2018, aconteceu um caso parecido com Alfie Evans.

Cada caso tinha os seus contornos médicos e éticos, mas em comum tinham o facto de os tribunais terem decidido de acordo com a vontade dos profissionais de saúde e contra a dos pais das crianças.

(Notícia atualizada às 1h40)

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria João Oliveira
    30 jul, 2021 Lisboa 22:18
    A atitude do Hospital é desumana e incompreensível.

Destaques V+