Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mercado automóvel

Espanha quer liderar o setor da mobilidade elétrica

27 jul, 2021 - 23:58 • Lusa

Ministra da Indústria espanhola assegura que o país tem "os recursos, os atores e a ambição para o fazer".

A+ / A-

O governo espanhol vai apostar numa transformação "ordenada, mas ambiciosa" da indústria automóvel, com o objetivo de a converter no centro da mobilidade do futuro e o desafio de transformar o país no "líder da mobilidade elétrica".

A ministra de Indústria, Comércio e Turismo, Reyes Maroto, presidiu esta terça-feira à Mesa da Automação, realizada em Valladolid, em que se analisou o primeiro Projeto Estratégico para a Recuperação e Transformação Económica (PERTE), aprovado pelo governo central, que é o do Veículo Elétrico e Conectado.

A ministra disse aos jornalistas, antes do início da reunião que teve com dirigentes das autonomias e representantes empresariais, que a reunião visava "falar do futuro", de forma a converter Espanha em líder da transformação do setor automóvel.

"Temos os recursos, os atores e a ambição para o fazer", garantiu Maroto, que realçou o facto de a reunião se realizar em Castela e Leão, uma autonomia com um importante ecossistema de agentes e presença de três fabricantes: Renault, Fiat Iveco y Nissan.

A ministra classificou o PERTE de "oportunidade" para aproveitar recursos e fazer a transformação "que a sociedade reclama", a saber, avançou, "uma mobilidade mais sustentável".

O PERTE vai mobilizar 4,3 mil milhões de euros de investimento público e deve conduzir a um investimento total superior a 19 mil milhões.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+