Tempo
|
A+ / A-

Alemanha. Número de feridos sobe para 31 e ainda há desaparecidos

28 jul, 2021 - 08:50 • Olímpia Mairos

A explosão no complexo industrial Chempark ocorreu em tanques de armazenamento de solventes, provocando uma grande nuvem negra no ar.

A+ / A-

Dois mortos, 31 feridos, três dos quais graves, e cinco desaparecidos. É o mais recente balanço da explosão ocorrida na terça-feira no Chempark, em Leverkusen, que fica a cerca de 20 quilómetros ao norte de Colónia, no rio Reno.

De acordo com as autoridades da cidade de Leverkusen, o acidente ocorreu nos tanques de armazenamento de solventes e obrigou a população local a isolar-se em casa devido aos vapores nocivos.

“Os meus pensamentos vão para os feridos e suas famílias. A busca pelos desaparecidos prossegue a toda a velocidade. Infelizmente, a esperança de as encontrar vivas está a diminuir”, declarou Lars Friedrich, diretor do complexo Chempark, citado pela agência Reuters.

O fogo após a explosão levou quase quatro horas a ser extinto pelos bombeiros.

Os 31 feridos, três dos quais com gravidade, são trabalhadores da unidade industrial.

A Currenta, a empresa que opera o parque, disse que a explosão aconteceu às 9h40 (8h40 em Lisboa), de terça-feira, em tanques no centro de gestão de resíduos e, em seguida, evoluiu para um incêndio.

Três dos reservatórios “ficaram completa ou parcialmente destruídos”, disse Friedrich, o que não permite para já, dizer exatamente onde se deu a explosão e o que a terá causado. Segundo a imprensa o ruído da explosão foi ouvido a 40 quilómetros de distância.

A eventual poluição libertada está a ser minuciosamente analisada pela cidade de Leverkusen, que não tinha detetado, até ao fim da tarde desta terça-feira, “qualquer aumento das cargas poluentes”.

O parque industrial químico está localizado muito próximo às margens do rio Reno.

A Currenta possui três unidades na região e mais de 70 empresas diferentes estão baseadas em Leverkusen, Dormagen e Krefeld-Uerdingen.

Na cidade Leverkusen está localizada a sede da Bayer AG, uma das maiores empresas químicas e farmacêuticas da Alemanha.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+