Tempo
|
A+ / A-

Guterres saúda retoma das comunicações telefónicas entre as duas Coreias

27 jul, 2021 - 19:43 • Lusa

Os dois países, tecnicamente em guerra desde a década de 1950, retomaram as comunicações telefónicas, 13 meses após Pyongyang as ter cortado unilateralmente em protesto contra o envio, por ativistas do Sul, de propaganda contrária ao regime.

A+ / A-

O secretário-geral da ONU saudou esta terça-feira o anúncio de que as duas Coreias retomaram as comunicações telefónicas, 13 meses após Pyongyang as ter cortado unilateralmente em protesto contra o envio, por ativistas do Sul, de propaganda contrária ao regime.

“O secretário-geral [António Guterres] saúda e apoia a continuação dos esforços das partes para a melhoria nas suas relações, para uma paz sustentável e uma desnuclearização que se possa verificar na península coreana”, anunciou o porta-voz da ONU Farhan Haq.

Países vizinhos, que, tecnicamente, ainda se mantêm em guerra desde a década de 1950, a Coreia do Norte e a Coreia do Sul decidiram reiniciar as comunicações telefónicas a partir das 10:00 locais (02:00 em Lisboa), explicou o porta-voz do Governo sul-coreano, Park Soo-Hyun, num comunicado.

Por seu lado, a agência noticiosa estatal norte-coreana KCNA também deu conta do restabelecimento das comunicações e da troca de mensagens nesse sentido pelos líderes das duas Coreias.

A 9 de junho do ano passado, Pyongyang suspendeu as comunicações telefónicas com o Sul, argumentando que Seul não tinha feito o suficiente para impedir o envio de balões de ar com propaganda a partir do seu território.

Pouco depois, Pyongyang destruiu o edifício do gabinete de ligação inter-coreano local e bloqueou o diálogo entre os dois países, retomado em 2018, menos de um ano depois de Moon Jae-in se ter tornado Presidente na Coreia do Sul.

O restabelecimento da comunicação surgiu depois de o regime de Pyongyang ter passado mais de um ano em extremo isolamento a tentar combater a pandemia de Covid-19 e de ter admitido recentemente uma “crise alimentar”, agravada pela onda de calor que atingiu a península coreana nas duas últimas semanas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+