Tempo
|
A+ / A-

Mau tempo

Autoridades sobem para 138 número de mortes por inundações no oeste da Índia

24 jul, 2021 - 16:44 • Lusa

O Estado indiano de Maharashtra foi atingido em julho pelas piores chuvas dos últimos 40 anos, com dilúvios que duraram dias.

A+ / A-
Habitantes participam da recuperação dos corpos. Cheias na Índia já causaram pelo menos 130 vítimas mortais
Habitantes participam da recuperação dos corpos. Cheias na Índia já causaram pelo menos 130 vítimas mortais

O ministro da Ajuda e Reabilitação de Maharashtra, Vijay Wadettiwar, confirmou hoje a morte de 138 pessoas, devido às fortes chuvas que nos últimos dias afetaram vários distritos do seu estado, especialmente nas zonas rurais de Raigad e Konkan, que obrigaram ao envio de forças especiais de resgate.

"Devido à tempestade, há enormes danos em Konkan. Nesta situação crítica, as autoridades estão a trabalhar sem parar para colocar os cidadãos em segurança", disse Wadettiwar, que referiu ainda que quase 100 mil pessoas tiveram de ser retiradas das suas habitações.

No distrito de Raigad, onde os próprios habitantes participam da recuperação dos corpos e colaboram na busca dos desaparecidos, "a situação é gravíssima", informou Devendra Fadnavis, uma responsável dos serviços de emergência locais.

O transbordamento dos rios tem causado inundações em várias localidades, arrastando carros e motocicletas e deixando casas parcialmente submersas.

Numa altura em que as alterações climáticas afetam várias regiões do globo, o Estado indiano de Maharashtra foi atingido em julho pelas piores chuvas dos últimos 40 anos, com dilúvios que duraram dias.

Partes da costa oeste da Índia tiveram até 594 milímetros de chuva, com militares e autoridades da proteção civil a evacuarem áreas vulneráveis para que a água pudesse ser libertada das barragens antes que transbordassem, enquanto na estação montanhosa de Mahabaleshwar, a área bateu o seu recorde de precipitação diária.

Segundo o governo local, cerca de 90 mil pessoas já foram resgatadas das áreas atingidas pelas chuvas torrenciais.

Por outro lado, a principal rodovia que liga Mombaça e Bengaluru foi parcialmente submersa, o que significa que milhares de camiões e outros veículos pesados ficaram retidos durante mais de um dia.

Entre os que participaram na operação de resgate estão o Exército, a Marinha, a Guarda Costeira e a Força Nacional de Resposta a Desastres (Proteção Civil), informou o Ministério da Defesa, que utilizou helicópteros na ação de auxílio e ajuda.

Entretanto, o primeiro-ministro Narendra Modi escreveu, a propósito da catástrofe, no Twitter: "A situação em Maharashtra, devido às fortes chuvadas, está a ser acompanhada de perto e assistência está a ser fornecida aos afetados".

Na sexta-feira, as autoridades lançaram um alerta no estado de Telangana, no sul do país, depois que chuvas fortes terem provocado enchentes na capital do estado, Hiderabad, onde, segundo os especialistas, se registou a precipitação mais elevada em julho na última década.

As inundações na Índia são comuns durante a temporada de monções de verão, com fortes chuvas que em regra enfraquecem e debilitam as estruturas de edifícios, muitos deles frágeis ou mal construídos.

A devastação na Índia surge após fortes chuvas na China e na Europa Ocidental, bem como ondas de calor nos Estados Unidos e Canadá e um forte calor no Reino Unido, o que motivou novas apreensões sobre o impacto das alterações climáticas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+