Tempo
|
A+ / A-

Telemóvel de Macron na lista de Marrocos para espionagem através do Pegasus

20 jul, 2021 - 19:52 • Lusa

A Justiça francesa iniciou esta terça-feira uma investigação sobre a utilização, pelas autoridades de Marrocos, do Pegasus para vigiar telemóveis dos jornalistas do portal de informações francês Mediapart.

A+ / A-

A investigação jornalística sobre o ‘software’ Pegasus, levada a cabo pelo consórcio Fobidden Stories, revelou hoje que pelo menos um telemóvel de Emmanuel Macron foi espiado a pedido das autoridades marroquinas, assim como 14 ministros franceses.

Um número de telemóvel do Presidente da República francês, que este detém desde, pelo menos, 2017, figura na lista de cerca de 50.000 divulgados pela investigação Forbidden Stories que foram espiados pelo ‘software’ Pegasus, desenvolvido e comercializado pela empresa israelita NSO Group.

A notícia foi divulgada esta terça-feira pelo jornal Le Monde e pela rádio Franceinfo que integram o consórcio Forbidden Stories e integraram esta investigação internacional.

Para além do número de Emmanuel Macron, também o número de Edouard Philippe, antigo primeiro-ministro, e de pelo menos 14 ministros está na lista que Marrocos terá pedido à empresa israelita para espiar.

Marrocos terá pedido que a NSO Group analisasse pelo menos 10 mil números e cerca de 10% são franceses.

Ao jornal Le Monde, o Eliseu disse que "caso os resultados da investigação se confirmem, os factos são muito graves" e "tudo será esclarecido sobre estas revelações".

A Justiça francesa iniciou esta terça-feira uma investigação sobre a utilização, pelas autoridades de Marrocos, do Pegasus para vigiar telemóveis dos jornalistas do portal de informações francês Mediapart.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+