Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Amnistia. Lei de Segurança Nacional “dizimou” liberdades em Hong Kong

30 jun, 2021 - 06:44 • Lusa

"Da política à cultura, da educação à imprensa, a lei infetou todas as partes da sociedade de Hong Kong e fomentou um clima de medo", alerta relatório.

A+ / A-

A Lei de Segurança Nacional de Hong Kong dizimou as liberdades e desproveu a cidade semiautónoma da China de proteções dos Direitos Humanos, apontou a Amnistia Internacional, um ano após a legislação ter entrado em vigor.

A lei foi imposta pela Assembleia Nacional Popular, o órgão máximo legislativo da China, após a região semiautónoma da China ter sido abalada por protestos pró-democracia, em 2019.

A nova regra jurídica deu às autoridades "rédea solta" para criminalizar "ilegitimamente" a dissidência enquanto priva de direitos aqueles que são julgados, acusou a organização de defesa dos Direitos Humanos, num relatório.

"A Lei de Segurança Nacional colocou Hong Kong no percurso para se tornar rapidamente num estado policial e criou uma emergência de Direitos Humanos para as pessoas que vivem lá", escreveu Yamini Mishra, diretor regional para a Ásia-Pacífico da Amnistia Internacional.

"Da política à cultura, da educação à imprensa, a lei infetou todas as partes da sociedade de Hong Kong e fomentou um clima de medo que obriga os residentes a pensar duas vezes sobre o que dizem, o que escrevem na [rede social] Twitter e como vivem as suas vidas", acrescentou.

Hong Kong foi devolvido pelo Reino Unido à China em 1997, sob a política ‘um país, dois sistemas', que visou garantir autonomia às instituições democráticas da cidade, distinguindo-a da China continental, dominada pelo Partido Comunista.

A lei foi imposta na região sem ser aprovada pelo Conselho Legislativo de Hong Kong, o órgão legislativo da região.

Para a Amnistia Internacional, a nova disposição ameaça tornar a cidade um "deserto de direitos humanos, cada vez mais parecida com a China continental".

As autoridades de Hong Kong têm usado a lei para "justificar a censura, o assédio, as detenções e os processos", lê-se no relatório da AI.

No dia em que a lei entrou em vigor, a polícia prendeu mais de 300 manifestantes, incluindo 10 sob suspeita de violarem a nova norma.

"Desde então, o Governo continuou a prender e acusar indivíduos apenas porque eles exerceram os seus direitos à liberdade de expressão, reunião pacífica e associação", acusou a AI.

A organização de defesa dos Direitos Humanos notou ainda que as pessoas acusadas "são efetivamente presumidas culpadas em vez de inocentes", o que significa que lhes é negada fiança, a menos que possam provar que não "continuarão a cometer atos que colocam em risco a segurança nacional".

Os réus são assim mantidos sob prisão preventiva por longos períodos.

Outros foram detidos por mensagens difundidas nas redes sociais ou por dar entrevistas à imprensa estrangeira.

A norma deu também à Unidade de Segurança Nacional da Polícia de Hong Kong a capacidade de pesquisar propriedades, congelar ou confiscar bens e apreender materiais jornalísticos.

A organização apontou ainda a responsabilidade das Nações Unidas, que "devem iniciar um debate urgente sobre a deterioração da situação dos Direitos Humanos na China, inclusive no que diz respeito à implementação da Lei de Segurança Nacional em Hong Kong".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+