Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jacob Zuma

Ex-Presidente da África do Sul condenado a 15 meses de prisão

29 jun, 2021 - 16:29 • Lusa

Jacob Zuma recusou repetidamente cumprir a citação que lhe exigia o testemunho em investigações de corrupção.

A+ / A-

O Tribunal Constitucional da África do Sul condenou, esta terça-feira, o ex-Presidente Jacob Zuma (2009-2018) a 15 meses de prisão por desrespeito ao tribunal, ao recusar repetidamente cumprir a citação que lhe exigia o testemunho em investigações de corrupção.

Lida no mais alto tribunal da África do Sul, em Joanesburgo, pelo juiz Sisi Khampe, a sentença afirma que Zuma procurou minar a autoridade do poder judicial com "egrégio" e "ataques calculados" . Portanto, não há outra opção senão enviar uma "mensagem retumbante", para garantir o Estado de direito e a confiança da sociedade nos tribunais.

De acordo com a decisão, Zuma deve entregar-se à polícia no prazo de cinco dias. Caso contrário, o tribunal determina que o Estado, através do Ministério da Segurança, deve assegurar que as ordens sejam cumpridas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+