Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Sevilha está acima do limiar de risco português

25 jun, 2021 - 16:29 • Hélio Carvalho

Entre os dias 7 de junho e 20 de junho, a região da Andaluzia registou uma taxa de incidência entre 120 e 239 casos por 100 mil habitantes, acima da matriz de risco definida para o território português.

A+ / A-

Veja também:


A seleção portuguesa vai defrontar a Bélgica em Sevilha para o Euro 2020, com uma sombra de polémica, depois das declarações do presidente da Assembleia da República. "Espero que os portugueses se desloquem de forma massiva para o sul de Espanha", disse Ferro Rodrigues, depois do empate da seleção na quarta-feira.

Mas a verdade é que a região da Andaluzia, da qual Sevilha é capital, não está nas melhores condições pandémicas para receber uma enchente de adeptos internacionais.

Segundo dados do Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC, na sigla em inglês), a região espanhola apresenta uma taxa de incidência entre 120 e 239 casos por 100 mil habitantes, entre os dias 7 e 20 de junho.

Por comparação, se a região seguisse as mesmas diretrizes implementadas em Portugal, estaria acima da matriz de risco e poderia ter de recuar no plano de desconfinamento.

Salvo as regiões de Múrcia e Valência, todas as regiões espanholas apresentam uma taxa de incidência entre 60 e 119 casos por 100 mil habitantes no período de duas semanas referido, segundo os mesmos dados do ECDC.

Os dados do Ministério da Saúde espanhol são ainda mais precisos e colocam a região firmemente na zona de risco. A Andaluzia registou esta sexta-feira mais 229 casos e apresenta uma taxa de incidência nos últimos 14 dias de 166,5 casos por 100 mil, habitantes.

Assim, a região onde se localiza a cidade de Sevilha apresenta uma incidência superior a todas as regiões continentais portuguesas, exceto a região de Lisboa e Vale do Tejo e a região do Algarve que, esta sexta-feira, apresentam uma taxa de incidência de 245.3 e 194.5 casos por 100 mil habitantes, respetivamente.

Segundo os mesmos dados do ministério espanhol, a cidade de Sevilha apresenta um índice de transmissibilidade, ou R(t), de 0,82.

No total, a região da Andaluzia registou 612.909 casos de Covid-19 desde o início da pandemia, e morreram 10.026 pessoas com a doença na região - Espanha registou 3.777.539 casos e 80.766 mortes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    26 jun, 2021 Funchal 12:25
    Vamos lá em massa.

Destaques V+