Tempo
|
A+ / A-

ONU

Mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados em 2020

22 jun, 2021 - 09:04 • Marta Grosso com Reuters

São números das Nações Unidas e foram transmitidos ao Conselho de Segurança pelo Secretário-geral da organização. Mais de 19 mil crianças foram violadas.

A+ / A-

Uma Infância Roubada e um Futuro a Reparar”. Assim se chama o relatório anual do Secretário-geral da ONU sobre Crianças em Conflitos Armados, segundo o qual, em 2020, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados em vários conflitos.

O documento foi divulgado na segunda-feira (já madrugada em Lisboa) e sublinha que o ano passado, marcado pela pandemia de Covid-19, foi “particularmente sombrio para crianças afetadas por conflitos”.

Mais de 2.600 (2.674) foram mortas e 19.379 sofreram violações em 21 conflitos existentes no mundo – a maioria das quais na Somália, na República Democrática do Congo, no Afeganistão, na Síria e no Iémen.

Quase 5.800 (5.748) ficaram feridas em guerras, em 2020.


A pandemia dificultou os esforços das Nações Unidas para chegar a estas crianças e aos mais necessitados. Aumentou a vulnerabilidade das crianças ao rapto, recrutamento e violência sexual, bem como os ataques a escolas e hospitais. O isolamento e as medidas levadas a cabo para combater a Covid-19 dificultaram o trabalho dos monitores e especialistas em proteção infantil.

“As guerras de adultos tiraram a infância de milhões de meninos e meninas novamente em 2020. Isso é completamente devastador para eles, mas também para todas as comunidades em que vivem, e destrói as hipóteses de uma paz sustentável”, refere Virginia Gamba, representante especial do Secretário-geral no relatório anual sobre Crianças em Conflitos Armados.

“Não podemos apagar o passado, mas podemos trabalhar coletivamente para reconstruir o futuro destas crianças, o nosso próprio futuro, colocando força de vontade, esforços e recursos para acabar e prevenir graves violações contra as crianças, e apoiando sua reintegração sustentável e construindo um futuro livre de conflitos para todos”, defende.

Polémica na lista negra

O relatório agora divulgado inclui uma lista negra de países, cujo objetivo é envergonhar as partes em conflito, na esperança de as pressionar a implementar medidas de proteção das crianças.

Há muito que esta lista é controversa, alegando alguns diplomatas que cede a pressões feitas por alguns países, como a Arábia Saudita e Israel, para ficarem de fora.

De acordo com a agência Reuters, Israel nunca fez parte da lista e uma coligação militar liderada pelos sauditas foi retirada em 2020, depois de ter sido nomeada e envergonhada por matar e ferir crianças no Iémen.

Para contornar a polémica, em 2017 a lista foi dividida em duas categorias: uma sobre as partes/países que implementam medidas para proteger as crianças e outra para aquelas que não o fizeram.

Mas as listas de 2020 revelam poucas diferenças e os únicos partidos estatais mencionados por não terem implementado medidas são os militares de Myanmar (por assassinato, mutilação e violência sexual contra crianças) e as forças do governo sírio (por recrutamento de crianças, assassinato, mutilação e violência sexual, bem como ataques a escolas e hospitais).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+