Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Imagem viral de elefante a invadir casa na ​Tailândia

22 jun, 2021 - 13:26 • Redação

Os conflitos entre vida selvagem e seres humanos têm aumento nas últimas décadas, devido à redução dos habitats naturais.

A+ / A-

A fotografia de um elefante a invadir uma casa na Tailândia à procura de comida tem tanto de insólito como de alerta para a redução do habitat natural da vida selvagem um pouco por todo o mundo.

“Estamos a dormir e acordámos com um barulho”, conta Ratchadawan Puengprasoppon, uma residente de Hua Hin que viu a sua habitação ser “visitada” por um elefante asiático no último sábado.

A família de Ratchadawan saiu dos quartos, desceu as escadas e deu de caras com o paquiderme, que espreitava para a cozinha através de um buraco na parede.

A casa, que fica próximo de um parque natural, tinha sido danificada no mês passado por outro elefante e a parede ainda não tinha sido reparada.


“Desde nova que tenho visto elefantes perto da nossa aldeia à procura de comida, mas esta é a primeira vez que destruíram a minha casa”, refere Ratchadawan Puengprasoppon, citada pela CNN.

O elefante meteu a cabeça na cozinha desta família tailandesa e procurou alimentos com a tromba, chegando a meter um saco plástico na boca.

Os conflitos entre vida selvagem e seres humanos têm aumento nas últimas décadas, devido à redução dos habitats naturais.

"Embora cerca de metade da extensão geográfica do habitat do elefante na Tailândia seja considerada adequada para a conservação de elefantes a longo prazo, grande parte desta área está ameaçada pela agricultura, estradas e outros desenvolvimentos, resultando em fragmentação e aumento (conflito homem-elefante)", refere um estudo de 2018, publicado na revista PLOS One.

No início do mês, a China acompanhou a caminhada de uma manada de elefantes que abandonou uma reserva natural.

Os elefantes causaram estragos por onde passavam e obrigaram moradores a ficar confinados em casa, como medida de segurança.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+