Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. OMS atribui homologação de emergência a vacina chinesa

01 jun, 2021 - 19:44 • Lusa

Vacina é 51% eficaz para prevenir os casos de Covid sintomáticos, mas de 100% para evitar os casos mais graves e as hospitalizações.

A+ / A-

A Organização Mundial de Saúde concedeu a homologação para uso de emergência à vacina chinesa contra a covid-19 Sinovac, anunciou a agência da ONU em comunicado.

O comité de peritos de vacinação da OMS recomendou a vacina, que requer duas doses com um intervalo de duas a quatro semanas, para pessoas a partir dos 18 anos.

É a segunda vacina chinesa a obter luz verde da OMS, o que permite a integração no dispositivo internacional Covax, de distribuição de vacinas contra a covid-19, nomeadamente nos países desfavorecidos.

"O mundo precisa desesperadamente de muitas vacinas anti-covid 19 para fazer face às enormes desigualdades", declarou a médica Mariangela Simao, subdiretora geral da OMS encarregada do acesso aos medicamentos e produtos de saúde.

A OMS tinha já homologado, em 7 de maio, outra vacina desenvolvida na China, a Sinopharm. A eficácia da Sinovac é de 51% para prevenir os casos de covid sintomáticos, mas de 100% para evitar os casos mais graves e as hospitalizações, em populações estudadas, precisou a OMS.

A eficácia nos maiores de 60 anos ainda não foi avaliada.

A Sinovac é já usada em 22 países e territórios, segundo dados recolhidos pela Agência France Presse (AFP).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+