Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bielorrússia. UE está a fazer "todos os esforços" para libertar jornalista

27 mai, 2021 - 10:57 • Lusa

Os chefes da diplomacia estão reunidos e estudam como aplicar sanções à Bielorrússia. País é acusado de ter desviado um avião da companhia aérea irlandesa Ryanair para Minsk, a fim de deter o opositor bielorrusso Roman Protasevich.

A+ / A-

A União Europeia (UE) está a empreender "todos os esforços" para garantir a libertação do jornalista bielorrusso Roman Protasevich e da companheira, que foram detidos em condições "absolutamente ilegais", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros.

"Nós continuamos a fazer todos os esforços para garantir a libertação das duas pessoas detidas na Bielorrússia porque elas foram detidas em condições absolutamente ilegais", afirmou Augusto Santos Silva à entrada no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, antes da reunião informal dos ministros dos Negócios Estrangeiros da UE.

Questionado pelos jornalistas sobre a acusação de pirataria dirigida pelas autoridades bielorrussas a Paris, depois de França negar a passagem de um avião da Belavia Belarusian Airlines que partiu de Minsk (Bielorrússia) em direção a Barcelona (Espanha), o ministro sublinhou que essas acusações "não têm qualquer fundamento".

"A França está a limitar-se a aplicar a decisão que o Conselho Europeu tomou na passada segunda-feira", acrescentou o governante, referindo-se ao pedido feito pelos líderes europeus, reunidos em Bruxelas, para que as companhias aéreas europeias evitassem o espaço aéreo bielorrusso.

Para Santos Silva, as condições em que o jornalista e a companheira foram detidos, num desvio de um voo de Atenas (Grécia) para Vílnius (Lituânia), foram, "essas sim, de pirataria aérea patrocinada por um Estado".

As sanções da UE sobre a Bielorrússia estão entre os temas que constam da agenda da reunião informal de ministros dos Negócios Estrangeiros, que hoje se reúnem em Lisboa no âmbito da presidência portuguesa do Conselho da UE.

Em cima da mesa estarão também as relações com África, bem como com o Indo-pacífico - duas prioridades da presidência portuguesa -, os chamados 'conflitos não resolvidos' na vizinhança leste da UE e a situação no Médio Oriente.

"Em todos esses temas as discussões serão muito importantes e, tenho a certeza, também frutíferas entre os ministros europeus", frisou Santos Silva.

A Bielorrússia é acusada de ter desviado, no domingo, um avião da companhia aérea irlandesa Ryanair para Minsk, a fim de deter o opositor bielorrusso Roman Protasevich, de 26 anos, que estava a bordo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+