Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Roman Protasevich

Bielorrússia. Gomes Cravinho fala de caso "gravíssimo" mas afasta resposta militar da UE

27 mai, 2021 - 19:47 • Lusa

Para o ministro da Defesa português, tratou-se de um "ataque da ditadura à oposição", recorrendo a "prerrogativas soberanas para favorecer interesses do regime".

A+ / A-

O ministro da Defesa português, Gomes Cravinho, garantiu esta quinta-feira que, "para já, não há nenhum tipo de resposta militar" ao episódio do desvio de um avião pela Bielorrússia e classificou o assunto como "gravíssimo".

"O que aconteceu foi gravíssimo", disse Gomes Cravinho à entrada de uma reunião de ministros de Defesa da União Europeia (UE), em Lisboa, referindo-se ao sequestro de um avião da Ryanair, no domingo, onde o Governo do Presidente da Bielorrússia ordenou a detenção do jornalista e opositor do regime Roman Protasevich.

Interrogado sobre se os ministros da Defesa da UE iriam tomar uma posição conjunta sobre o caso do desvio do avião, Gomes Cravinho respondeu que essa era uma matéria para ser apreciada pelos chefes das diplomacias dos 27 países.

"Isto é uma matéria para os ministros dos Negócios Estrangeiros, embora os ministros da Defesa possam querer ficar melhor informados sobre a natureza do regime da Bielorrússia. Mas esta é uma matéria que não tem, para já, nenhum tipo de resposta militar", garantiu o ministro português, que serve de anfitrião para a reunião com os seus homólogos, quando Portugal assume a presidência rotativa do Conselho Europeu.

Para o ministro da Defesa português, tratou-se de um "ataque da ditadura à oposição", recorrendo a "prerrogativas soberanas para favorecer interesses do regime".

"Quando se coloca em risco um bem comum global, como o poder sobrevoar o espaço aéreo em segurança, causa-se um dano muito significativo para a comunidade internacional", explicou o governante.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+