Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa recebeu presidente da Comissão Europeia, que elogiou impacto da «Laudato Si»

22 mai, 2021 - 16:35 • Agência Ecclesia

Francisco e Ursula von der Leyen debateram temas ligados à pandemia, migrações, alterações climáticas e Médio Oriente.

A+ / A-

O Papa recebeu este sábado em audiência, no Vaticano, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que se reuniu ainda com os responsáveis pela diplomacia da Santa Sé.

O Vaticano informa, em comunicado, que os encontros abordaram “temas de interesse comum”, como as consequências sociais da pandemia, as migrações, as alterações climáticas e os últimos desenvolvimentos no Médio Oriente.

Em entrevista ao portal ‘Vatican News’, a presidente da Comissão Europeia mostrou-se “verdadeiramente grata” pela encíclica ‘Laudato Si’, que o Papa publicou em 2015, e pelo “impulso positivo que deu, no apelo global para proteger o planeta, a natureza e o clima”.

A responsável destacou a importância do Pacto Ecológico Europeu, que procura a neutralidade climática até 2050 e reduzir as emissões de gases com efeito de estufa até 2030.

“É uma tarefa enorme, mas se não agirmos, as consequências podem ser horríveis”, advertiu Ursula von der Leyen, para quem é “urgente agir agora”.

“É por isso que acredito que a Laudato Si’ foi realmente um alerta que nos despertou”, acrescentou.

A presidente da Comissão Europeia destacou os valores partilhados com o Vaticano, no “compromisso pela paz, a solidariedade, a dignidade da pessoa” e “globalização da solidariedade”.

Von der Leyen destacou, a este respeito, a necessidade de assegurar uma “vacina segura eficaz e acessível” para todos.

Convidados para a Cimeira Mundial da Saúde, coorganizada pela presidência italiana do G20 e pela Comissão Europeia, os laboratórios Pfizer/BioNTech, Moderna e Johnson & Johnson, que são os principais produtores das vacinas contra a covid-19, prometeram esta sexta-feira fornecer 3,5 mil milhões de doses aos países mais pobres, em 2021 e 2022.

“É crucial agora fornecer doses de vacina gratuitas, pois elas são escassas em todos os lugares”, indicou a presidente da Comissão.

A responsável elogiou ainda a “força unificadora da religião” em tempos de “polarização, populismo, nacionalismo”.

Ursula von der Leyen debateu as “boas relações bilaterais” entre a União Europeia e a santa Sé com o secretário de Estado do Papa, cardeal Pietro Parolin, e o secretário do Vaticano para as relações com os Estados, D. Paul Richard Gallagher.

A audiência entre o Papa e a presidente da Comissão Europeia durou cerca de meia hora.As duas partes sublinharam o 50.º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas bilaterais, abordando o tema do desenvolvimento humano e social, “no contexto da Conferência sobre o futuro da Europa, recentemente lançada”.

Von der Leyen ofereceu a Francisco uma cópia da Declaração Schuman, de 1950, e uma história da União Europeia, em dois volumes.

O Papa, por sua vez, ofereceu, entre outros textos, a Mensagem para o Dia Mundial da Paz de 2021 e documento sobre a fraternidade humana, assinado em 2019 com o grande imã de al-Azhar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+