Tempo
|
A+ / A-

Médio Oriente

Biden evita pressão sobre Netanyahu mas diz que apoia um cessar-fogo em Gaza

18 mai, 2021 - 00:27 • Lusa

Em comunicado, a Casa Branca reitera que Biden reafirmou o "seu forte apoio ao direito de Israel de se defender de ataques indiscriminados com foguetes", ao mesmo tempo que "encorajou Israel a fazer todos os esforços para garantir a proteção de civis inocentes".

A+ / A-

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse esta segunda-feira ao primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, que apoia um cessar-fogo no conflito entre Israel e a Palestina, mas não exigiu abertamente uma trégua entre as partes.

Na conversa telefónica mantida com Netanyahu, "o Presidente expressou o seu apoio a um cessar-fogo e discutiu o compromisso dos Estados Unidos com o Egito e outros parceiros com esse objetivo", informou a Casa Branca em comunicado.

Biden tem resistido juntar-se a outros líderes mundiais e à esmagadora maioria do próprio Partido Democrata que pedem publicamente um cessar-fogo imediato na região.

A Casa Branca reitera que Biden reafirmou o "seu forte apoio ao direito de Israel de se defender de ataques indiscriminados com foguetes".

O presidente americano "encorajou Israel a fazer todos os esforços para garantir a proteção de civis inocentes", segundo o comunicado.

Os combates começaram a 10 de maio, após semanas de tensão entre israelitas e palestinianos em Jerusalém Oriental, que culminaram com confrontos na Esplanada das Mesquitas, o terceiro lugar sagrado do islão junto ao local mais sagrado do judaísmo.

Ao lançamento maciço de foguetes por grupos armados em Gaza em direção a Israel opõe-se o bombardeamento sistemático por forças israelitas contra a Faixa de Gaza, tendo provocado a morte a cerca de 200 palestinianos, incluindo 59 menores e 39 mulheres, bem como mais de 1.300 feridos.

Do lado israelita foram contabilizadas 10 mortes, entre elas a de dois menores, numa altura em que continuam os ataques de ambas as partes sem que vislumbre um sinal de tréguas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+