Tempo
|
A+ / A-

Ministro iraniano cancela visita a Viena devido a polémica com bandeira

15 mai, 2021 - 16:46 • Lusa

A solidariedade expressa pela Áustria com Israel não caiu bem em Teerão.

A+ / A-

O ministro iraniano dos Negócios Estrangeiros, Mohammad Javad Zarif, cancelou este sábado um encontro com o seu homólogo austríaco, depois de a chancelaria e o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Áustria terem hasteado bandeiras israelitas, segundo a Associated Press (AP).

De acordo com o diário austríaco "Die Presse", o ministro iraniano deveria encontrar-se hoje de manhã em Viena com o seu homólogo austríaco, Alexander Schallenberg, mas cancelou a viagem devido à decisão dos líderes austríacos de hastearem a bandeira israelita na sexta-feira, em solidariedade com o país nos atuais conflitos com o Hamas.

A agência de notícias Austria, citada pela AP, refere que a porta-voz do ministro austríaco dos Negócios Estrangeiros, Claudia Türtscher, confirmou os factos.

"Arrependemo-nos disto", confirmou a porta-voz.

Viena tem recebido as negociações nas últimas semanas que visam trazer de volta os Estados Unidos ao acordo nuclear de 2015, que tem o objetivo de aligeirar as preocupações acerca das ambições nucleares do Irão.

A França, a Alemanha, o Reino Unido, a Rússia e a China ainda são partes desse acordo.

O adjunto do ministro iraniano dos Negócios Estrangeiros, Abbas Araghchi, publicou uma mensagem na sexta-feira dizendo que a Áustria "até agora tem sido um grande anfitrião das negociações".

No entanto, o responsável iraniano acrescentou que foi "chocante e doloroso ver a bandeira do regime ocupante que brutalmente matou dezenas de civis inocentes, incluindo muitas crianças em poucos dias, em edifícios governamentais em Viena".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+