Tempo
|
A+ / A-

“Ainda não terminou”. Ataques contra Gaza vão continuar

14 mai, 2021 - 19:40 • Lusa

A certeza é do primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu. Desde segunda-feira já morreram mais de 120 pessoas.

A+ / A-

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, garante que os raides sobre a Faixa de Gaza não vão terminar proximamente, após uma intensificação dos ataques em direção ao enclave palestiniano que já provocaram mais de 120 mortos desde segunda-feira.

"Disse que infligiríamos um sério revés ao Hamas e a outros grupos terroristas (...) Eles pagam e vão continuar a pagar duramente. Ainda não terminou", declarou Netanyahu após uma reunião no Ministério da Defesa e segundo um comunicado.

Os combates, os mais graves desde 2014, iniciaram-se em 10 de maio, após semanas de tensões entre israelitas e palestinianos em Jerusalém Oriental, que culminaram com confrontos na Esplanada das Mesquitas, o terceiro lugar mais sagrado do Islão, que fica junto ao local mais sagrado do judaísmo.

Ao lançamento em massa de foguetes por grupos armados em Gaza em direção a Israel junta-se o bombardeamento sistemático por forças israelitas de posições do Hamas na Faixa de Gaza, para além de incidentes em várias cidades do Estado judaico, incluindo tentativas de linchamento de árabes israelitas, cerca de 20% do conjunto da população.

Os confrontos alastraram à Cisjordânia, ocupada por Israel, com pelo menos seis palestinianos mortos hoje em confrontos com as forças israelitas.

O conflito israelo-palestiniano remonta à fundação do Estado de Israel, cuja independência foi proclamada em 14 de maio de 1948.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+