Tempo
|
A+ / A-

Hospitais à beira do colapso na Ásia devido à explosão de casos de Covid-19

12 mai, 2021 - 11:52 • Olímpia Mairos

Face ao agravamento da situação epidemiológica, a Cruz Vermelha apela à "solidariedade global para apoio regional com mais equipamentos médicos, apoio para prevenção e acesso urgente a vacinas”.

A+ / A-

A Federação Internacional da Cruz Vermelha alerta, esta quarta-feira, para um aumento exponencial de casos de Covid-19 na Ásia, com mais de 5,9 milhões de novas infeções detetadas nas últimas duas semanas.

De acordo com Alexander Matheou, diretor para a Ásia-Pacífico da Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, “os dados mostram que foram diagnosticadas com a doença provocada pela infeção pelo SARS-CoV-2 mais pessoas na Ásia nas últimas duas semanas do que no continente americano”.

A Cruz Vermelha alerta que devido à explosão de novos casos, os hospitais e sistemas de saúde estão à beira do colapso, realçando que sete em cada dez países que estão a duplicar os números de infeção mais rapidamente estão na Ásia e no Pacífico.

“Por trás desses números impressionantes estão pessoas que lutam para respirar, desesperadas por ajuda e com medo de nunca mais ver os seus entes queridos", afirma Alexander Matheou.

O responsável lembra ainda que os trabalhadores que estão na linha da frente “estão a arriscar as suas vidas e a fazer um trabalho incrível, apesar de estarem sem recursos e exaustos, mas não podem lidar com esta crise sozinhos”.

Perante o agravamento da situação epidemiológica naquela região, a Cruz Vermelha apela à "solidariedade global para apoio regional com mais equipamentos médicos, apoio para prevenção e acesso urgente a vacinas”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+