Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cimeira Social. Von der Leyen com expetativas altas para "passo em frente" nas relações com a Índia

08 mai, 2021 - 10:36 • Lusa

A líder do executivo comunitário disse estar “certa” de que a União Europeia (UE) “conseguirá dar um passo em frente” numa relação já muito “estreita” com a Índia.

A+ / A-

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse este sábado que “as expetativas estão muito altas” para a Cimeira UE-Índia, na qual espera “dar um passo em frente” nas relações com este país.

“Ontem [sexta-feira] à noite tive o prazer de atualizar os líderes da situação de covid-19 e hoje, é claro, o foco estará na cimeira UE-Índia, para a qual estamos muito ansiosos. É uma Cimeira muito bem preparada e as expectativas estão altas”, começou por dizer Von der Leyen aos jornalistas em frente ao Palácio de Cristal, no Porto, onde irá decorrer a reunião.

A líder do executivo comunitário disse estar “certa” de que a União Europeia (UE) “conseguirá dar um passo em frente” numa relação já muito “estreita” com a Índia.

Mas, apontou, “ainda há muito potencial para avançar”, nomeadamente no domínio do “comércio e no investimento”.

“Estou ansiosa por recomeçar as negociações em torno de um acordo de comércio livre, negociações sobre um acordo de proteção de investimentos, e em indicações geográficas”, precisou.

Von der Leyen sublinhou o facto de a Índia ser “muito poderosa na digitalização”, manifestando-se “muito feliz” pelo acordo entre o país e a UE em relação a “grupos de trabalho de alto nível em relação à Inteligência Artificial [AI], mas também cooperação em relação a supercomputadores”.

A título de exemplo, a líder do executivo comunitário apontou para “uma plataforma para simulação do clima, que é importante para o combate às alterações climáticas, mas também uma plataforma para seguir e sequenciar o vírus da covid-19”.

“Temos, portanto, muitos tópicos para debater hoje e estou ansiosa pela reunião”, disse, por fim.

Os chefes de Estado e de Governo dos 27 Estados-membros da UE reunir-se-ão esta manhã em Conselho informal, no Palácio de Cristal, no Porto, um dia após a Cimeira Social, que decorreu no edifício da Alfândega da mesma cidade.

Pela tarde, pelas 13:00 (hora de Lisboa), está prevista ainda uma Cimeira UE-Índia, na qual os líderes europeus reunir-se-ão com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, que marcará presença por via remota devido ao agravamento da situação pandémica no seu país.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+