Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Israel. Dezenas de pessoas morrem esmagadas em celebração judaica

30 abr, 2021 - 07:10 • Marta Grosso

Tinham sido autorizadas 10 mil pessoas no evento, mas estariam muitas mais. Todos os anos, judeus ultraortodoxos juntam-se no Monte Meron para comemorações, que incluem orações e danças noturnas.

A+ / A-
Israel. Dezenas de pessoas morrem esmagadas durante tumulto em festival religioso
Israel. Dezenas de pessoas morrem esmagadas durante tumulto em festival religioso

Pelo menos 44 pessoas morreram durante uma celebração judaica no Nordeste de Israel, em consequência de uma fuga em massa do recinto onde decorria o encontro.

Os judeus ultraortodoxos juntaram-se para celebrar o feriado Lag B'Omer, um evento anual em homenagem ao sábio mishnaico do século II, Rabi Shim Bar Yochai.

O incidente terá sido causado por uma debandada que começou depois de alguns participantes terem escorregado nas escadas, fazendo com que dezenas de outras pessoas caíssem.

As vítimas mortais terão sido esmagadas pela multidão, que tentava escapar do recinto. Como estava lotado, as equipas de socorro encontraram dificuldades em chegar a pessoas que estavam presas ou bloqueadas, refere o jornal “Haaretz”.

As autoridades permitiram a presença de 10 mil pessoas no recinto, mas a imprensa israelita dá conta de um número muito superior: cerca de 100 mil pessoas estariam no local.



Segundo o mais recente balanço das organizações de socorro locais e de fontes hospitalares, o incidente provocou 150 feridos, dos quais seis estão em estado crítico e 18 em estado grave.

Para o local, deslocaram-se ambulâncias dos serviços de saúde e seis helicópteros para ajudar a retirar os feridos.

As celebrações anuais no Monte Meron incluem orações e danças noturnas. Mas, às primeiras horas da manhã desta sexta-feira, o canto e a dança deram origem ao caos.

“Estávamos a ir para dentro para dançar e de repente vimos os paramédicos do MADA a correr e crianças pelo meio”, descreve uma testemunha à agência Reuters.

“Eu tinha acabado de me sentar para comer quando ouvi os gritos. Corremos para ajudar e então vimos os corpos. No início eram cerca de 10. Agora, há muitos mais”, conta Avi, uma outra testemunha, que ajudou a tratar os feridos, segundo disse ao “Haaretz”.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu já classificou o incidente como um desastre terrível e solicitou que as autoridades de resgate reforçassem a presença no local.

“Estamos a orar pelos feridos”, acrescentou num “tweet”.

O Presisente israelita, Reuven Rivlin, também manifestou as suas condolências, bem como o líder do Yesh Atid Yair Lapid, que, no Twitter, que está a acompanhar de perto os acontecimentos desta “noite triste e difícil”.

Dos Estados Unidos, já chegou a reação do Conselheiro de Segurança Nacional do Presidente Joe Biden, Jake Sullivan, que também deixou as condolências no Twitter, desejando uma “recuperação completa e rápida para os feridos”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+