Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bali

Encontrado submarino indonésio desaparecido com todos os 53 tripulantes mortos

25 abr, 2021 - 13:58 • Lusa

O submarino, partido em três partes e que tinha desaparecido na quarta-feira, foi encontrado no fundo do mar ao largo de Bali, segundo o chefe do Estado-Maior da Marinha, Yudo Margono.

A+ / A-

A marinha da Indonésia anunciou, este domingo, ter encontrado o submarino que se tinha afundado ao largo da ilha de Bali e confirmou que os 53 tripulantes estão todos mortos.

O submarino, partido em três partes e que tinha desaparecido na quarta-feira, foi encontrado no fundo do mar ao largo de Bali, segundo o chefe do Estado-Maior da Marinha, Yudo Margono.

O Comandante das Forças Armadas indonésias, Hadi Tjahjanto, confirmou aos jornalistas que “os 53 tripulantes morreram todos”.

O presidente indonésio, Joko Widodo, apresentou as suas condolências às famílias dos tripulantes do submarino naufragado.

Centenas de militares, aviões e navios foram mobilizados para localizar o KRI Nanggala 402, submersível de construção alemã com cerca de 40 anos - mas em boas condições, segundo a marinha -, que desapareceu quando realizava manobras.

As autoridades não deram explicações para o naufrágio, mas sugeriram que o submarino pode ter sido vítima de uma avaria que o teria impedido de vir à superfície.

Margono afastou a tese da explosão, considerando que tudo indicava que o submarino se partiu sob a pressão da água a mais de 800 metros de profundidade, muito além daquilo para o que foi projetado.

Em 2000, o submarino nuclear Kursk, da frota do norte da Rússia, afundou-se quando realizava manobras no mar de Barents (noroeste), causando a morte dos seus 118 tripulantes.

Em 2017, o submarino argentino San Juan, com 44 marinheiros a bordo, desapareceu a cerca de 400 quilómetros da costa.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+