Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Moçambique

Nyusi pede mais solidariedade e critica disseminação de falsas informações

16 abr, 2021 - 21:23 • Lusa

Um boato posto a circular na quinta-feira, sobre um alegado novo ataque, levou várias pessoas a passar a noite no mato, lamentou o Presidente.

A+ / A-

O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, pediu esta sexta-feira maior solidariedade ao povo moçambicano face à crise humanitária provocada pela violência armada em Cabo Delgado, criticando a disseminação de falsas informações sobre o conflito.

"Volto a apelar para maior solidariedade para os compatriotas deslocados", declarou o chefe de Estado moçambicano, na inauguração de uma fábrica de farinha em Malema, na província de Nampula.

A violência em distritos mais a norte da província de Cabo Delgado começou há três anos e está a provocar uma crise humanitária com quase 700 mil deslocados, de acordo com agências da Organização das Nações Unidas (ONU), e mais de 2.500 mortes, segundo uma contabilidade feita pela Lusa.

No seu discurso, o chefe de Estado moçambicano criticou também a disseminação de informações falsas sobre o conflito armado em Cabo Delgado, pedindo bom senso, principalmente nas redes sociais.

"Na noite passada, andamos a trocar pensamentos de como gerir um boato. Alguém lançou um boato e achou graça. E colocou toda gente em pânico nos distritos nessa noite. Pessoas foram dormir no mato por causa de uma brincadeira", declarou Filipe Nyusi, comentando uma falsa informação posta a circular durante a noite de quinta-feira sobre um novo ataque em Cabo Delgado.

Filipe Nyusi pediu que os moçambicanos se concentrem no desenvolvimento do país, acrescentando que a região começa a sentir o impacto das incursões armadas em Cabo Delgado.

"Já há pessoas [nos países vizinhos] que começam a pensar duas vezes [para vir a Moçambique]", declarou.

A violência armada em Cabo Delgado ganhou uma nova escalada no mês passado, quando grupos armados atacaram pela primeira vez a vila de Palma, a cerca de seis quilómetros dos multimilionários projetos de gás natural.

Os ataques provocaram dezenas de mortos e obrigaram à fuga de milhares de residentes de Palma com destino aos distritos de Nangade, Mueda, Montepuez e, sobretudo, Pemba (a capital provincial).

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+