Tempo
|
A+ / A-

Helicóptero da Nasa vai voar em Marte na segunda-feira

10 abr, 2021 - 08:47 • Lusa

O primeiro voo de um engenho motorizado noutro planeta durará 40 segundos no total e o helecóptero elevar-se-á apenas na vertical, antes de pairar.

A+ / A-

O helicóptero da Nasa em Marte, Ingenuity, fez rodar as hélices pela primeira vez, durante um teste, antes do voo previsto para a noite de domingo para segunda-feira, o primeiro de um engenho motorizado noutro planeta.

"O helicóptero vai bem, está e boa saúde", declarou Tim Canham, responsável pelas operações do Ingenuity, durante uma conferência de imprensa realizada sexta-feira. Na noite passada (...) fizemos rodas as hélices muito lentamente e prudentemente", anunciou.

O momento foi capturado pelo robô Perseverance, situado a poucos metros de distância e a bordo do qual o helicóptero foi transportado depois da aterragem em Marte a 18 de fevereiro.

A Nasa publicou um vídeo muito breve do engenho, que se parece mais com um grande drone -- com as hélices a rodar.

O primeiro voo será na segunda-feira às 02h54 TMG (03h54 em Lisboa), anunciou a agência espacial norte-americana. Os primeiros dados deverão chegar a terra na segunda-feira pelas 08h15 TMG (mais uma hora em Lisboa).

Uma transmissão em direto das equipas da Nasa a analisarem os primeiros dados estará visível no site da agência espacial. O primeiro voo durará 40 segundos no total e o helecóptero elevar-se-á apenas na vertical, antes de pairar.

"Vamos descolar, subir até três metros de altura, pilotar na direção do veículo, tirar uma foto e depois descemos", descreveu Tim Canham.

A Nasa prevê até cinco voos, de dificuldade crescente, no período de um mês. Um último teste das hélices deve ser realizado hoje, desta vez em plena força, precisou MiMi Aung, chefe do projeto do helicóptero no Jet Propulsion Laboratory (JPL) da Nasa.

Subir no ar marciano é um desafio, porque é de uma densidade equivalente a apenas 1% da atomosfera terrestre.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    11 abr, 2021 Funchal 15:01
    Parece-me que é para dia 14 de Abril. Vamos ver o que acontece.

Destaques V+