Tempo
|
A+ / A-

Santos Silva à Renascença. Portugal promete ajudar Timor, “até onde for necessário”

05 abr, 2021 - 15:20 • José Pedro Frazão , Olímpia Mairos

Pelo menos 27 pessoas morreram nas cheias que estão a atingir a capital timorense.

A+ / A-

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirma que Portugal está disponível para ajudar Timor, “até onde for necessário e possível incrementar a cooperação portuguesa”.

Em declarações à Renascença, Augusto Santos Silva adianta que "não há registo de danos pessoais” no seio da comunidade portuguesa”, o mesmo não acontecendo em relação aos danos materiais que ainda estão a ser identificados.

Segundo os últimos dados do Governo timorense, as cheias que assolaram Timor-Leste no passado fim de semana causaram pelo menos 27 mortos em todo o país e mais de sete mil desalojados em Díli.

O ministro dos Negócios Estrangeiros português recorda que já ontem ofereceu a solidariedade e o apoio de Portugal a Timor-Leste, referindo que vai ser necessária uma “resposta de emergência e, provavelmente, vai ser necessário também redirecionar alguns dos projetos de cooperação que estão em curso”.

“Ontem falei com o nosso embaixador em Díli, e também com a senhora ministra dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste, manifestando a solidariedade portuguesa e também o nosso apoio. Ficámos de identificar as carências mais urgentes, nestes dias”, diz à Renascença.

Responsáveis do Governo timorense e das várias estruturas de emergência estiveram reunidos de urgência no Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC), para analisar os danos causados pelas cheias, que arrastaram casas, destruíram estradas e várias outras estruturas.

Entre as prioridades definidas nessa reunião alargada, liderada pelo CIGC, está o apoio à evacuação das zonas mais afetadas e ao realojamento de centenas de famílias afetadas pelas inundações em vários pontos da cidade.

Quanto à resposta de emergência a disponibilizar por Portugal, Augusto Santos Silva refere que é preciso apurar o que é “necessário”, “do ponto de vista da reconstrução”.

“Há muitas infraestruturas que estão severamente destruídas e que sofreram muito com estas inundações. Infelizmente, há muitas mortes a lamentar”, afirmou o ministro, adiantando que já solicitou ao Instituto Camões, que trata da cooperação portuguesa, uma primeira reunião para esta segunda-feira.

“Nos próximos dias veremos que tipo de necessidades é que Timor nos transmite e que tipo de respostas podemos pôr no terreno”, conclui o ministro dos Negócios Estrangeiros.

Nos últimos dias, os serviços meteorológicos tinham alertado para o risco de chuva forte em várias zonas do país, com destaque para a costa Norte, devido aos efeitos de um sistema de baixa pressão, localizado sobre a parte ocidental da ilha de Timor.

As chuvas intensas já tinham causado problemas em vários municípios do país, nos últimos dias, com relatos de casas destruídas e outras infraestruturas afetadas, incluindo estradas e pontes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+