Tempo
|
A+ / A-

​Bebés e grávidas feridos. Médicos Sem Fronteiras falam de povo “apavorado” em Palma

31 mar, 2021 - 12:06 • Cristina Nascimento

Há uma semana, um grupo armado atacou a vila localizada em Cabo Delgado, resultando na morte de dezenas de pessoas.

A+ / A-

A organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) descreve um cenário de centenas de pessoas em fuga de Palma, a cidade, no Norte de Moçambique, onde há uma semana começaram vários ataques violentos levados a cabo por um grupo armado.

“Ouvimos repetidamente que tudo o que querem é ir embora. Eles estão apavorados, a maioria está em choque, desidratada e com fome”, descreve Sylvie Kaczmarczyk, coordenadora dos MSF no local.

No comunicado enviado às redações, Sylvie relata que entre os feridos há grávidas, recém-nascidos e crianças, numa situação de “partir o coração”.

“Cuidámos de um bebé com um ferimento de bala, grávidas que chegam em péssimas condições, entre elas uma mulher aparentemente com sete meses de gestação, sofreu uma hemorragia e perdeu a criança. As mães chegam com seus recém-nascidos, alguns apenas com um dia de vida em condições muito difíceis. A maioria das mães vistas pela equipa estava em choque, desidratada e sem comer há horas e incapazes de alimentar os seus bebés”, descreve.

Uma equipa dos Médicos Sem Fronteiras está na península de Afungi, a cerca de 25 quilómetros da cidade de Palma, e há outras equipas em Mueda, Nangade, Montepuez, Pemba e Macomia para apoiar as necessidades médicas e humanitárias das pessoas que fogem de Palma.

Os ataques em Palma, iniciados na quarta-feira da semana passada, já fizeram dezenas de mortos.

"Um grupo de terroristas penetrou, dissimuladamente, na vila sede do distrito de Palma e desencadeou ações que culminaram com o assassinato cobarde de dezenas de pessoas indefesas e danos materiais em algumas infraestruturas do Governo", afirmou Omar Saranga, porta-voz do Ministério da Defesa Nacional de Moçambique.

A violência que grassa desde outubro de 2017 no norte de Moçambique está a provocar uma crise humanitária com quase 700 mil deslocados e mais de duas mil mortes.

Algumas das incursões foram reivindicadas pelo grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI) entre junho de 2019 e novembro de 2020, mas a origem dos ataques continua sob debate.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+