Tempo
|
A+ / A-

Moçambique

Ataques em Cabo Delgado. Há pelo menos 60 mil pessoas em fuga

29 mar, 2021 - 10:05 • Maria João Costa

Membro da HELPO, uma das organizações não-governamentais no terreno, fala em situação "extremamente preocupante".

A+ / A-

Em Moçambique, não param de chegar a Pemba pessoas em fuga da região de Cabo Delgado, devido aos ataques armados. Muitas são crianças totalmente despojadas de bens e de documentos.

Foi montada uma ponte aérea para Maputo para retirar quase 1.300 pessoas. Em declarações à Renascença, Carlos Almeida, da HELPO, uma das organizações não-governamentais no terreno, fala do drama dos refugiados.

"Neste momento, os números oficiais falam em 669 mil [refugiados]. Acreditamos que esse número já tenha engrossado e as estatísticas referem que metade são crianças. É uma situação extremamente preocupante, porque estas pessoas estão praticamente todas a fugir em resposta aos ataques, o que significa que estão a fugir sem nada, sem absolutamente nada. Muitas das vezes nem documentos conseguem trazer. Isto, efetivamente, é um drama muito forte", comenta.

Milhares em fuga


Estima-se que haja 60 mil pessoas em fuga nesta altura em Pemba, onde chegou, no domingo, mais um navio vindo do distrito de Palma, confirma Carlos Almeida à Renascença.

"Neste momento, também se sabe que o ACNUR, o ato comissariado das Nações Unidas para os refugiados, está em Pemba para receber uma grande vaga de deslocados. Importa referir que, na vila de Palma, estimava-se que neste momento estariam cerca de 60 mil pessoas, o que irá certamente engrossar muito este forte drama humanitário que está a acontecer no norte de Moçambique", relata.

Os ataques armados, confirma o governo moçambicano, fizeram nos últimos dias dezenas de mortos civis. Entre eles estão sete pessoas que tentavam fugir do principal hotel de Palma, que foram mortas na quarta-feira. Há noticia de um português ferido.

Pelo menos, 2.614 pessoas perderam a vida e a situação piorou bastante nos últimos 12 meses, com a escalada de ataques a aldeias.

Além da guerra, que dura desde 2017, Cabo Delgado foi alvo de vários ciclones e inundações, que têm degradado ainda mais as condições da população.

Os ataques armados, alguns foram reivindicados pelo grupo jihadista Estado Islâmico desde há ano e meio, mas não há certezas sobre quem está por detrás da violência organizada que tem sido combatida pelas Forças Armadas e de Defesa de Moçambique (FADM).

Cabo Delgado é uma região rica em pedras preciosas, madeiras e local onde avança o maior investimento privado de África para extração de gás natural a partir de 2024.

Diversos relatórios internacionais indicam que a costa da província também faz parte de uma das rotas de tráfico de droga, sobretudo heroína.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+