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Navio encalhado no Canal do Suez com reflexos no preço do petróleo

25 mar, 2021 - 07:59 • Marta Grosso com agências

Com 400 metros de comprimento, o "Ever Given​" fazia a ligação entre a China e o porto de Roterdão quando encalhou, impedindo, desde terça-feira, a passagem de outros navios.

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O bloqueio no Canal do Suez, provocado por um cargueiro encalhado que está a impedir a circulação marítima, já está a refletir-se no preço do petróleo.

A cotação do barril de petróleo Brent para entrega em maio terminou no mercado de Londres, na quarta-feira, em alta de 5,94%, para os 64,16 dólares.

O crude do Mar do Norte, de referência na Europa, concluiu a sessão no International Exchange Futures a cotar 3,60 dólares acima dos 60,56 com que fechou as transações na terça-feira.

A companhia Evergreen Marine Corp “está em contacto com as partes envolvidas, entre elas a autoridade que gere o Canal do Suez, para ajudar o navio o mais depressa possível”.

Uma empresa holandesa de serviços marítimos disse à agência Reuters que sua subsidiária Smit Salvage foi contratada para ajudar na operação e enviou para o Egito uma equipa de cerca de 10 pessoas. "Os rebocadores estão neste momento a tentar fazer com que o navio volte a navegar", disse a empresa Leth Agencies, que fornece serviços aos clientes que utilizam o canal.

Mas esta equipa de elite – especializada em operações de salvamento – está com dificuldades para desbloquear o canal que liga o Mar Vermelho ao Mediterrâneo.

O tamanho do navio "Ever Given" é o principal obstáculo. Com 400 metros de comprimento, 59 metros de largura e 224 mil toneladas de peso, é um dos maiores porta-contentores do mundo.

Milhões em indemnizações

O proprietário e as seguradoras do "Ever Given", o porta-contentores que na terça-feira encalhou no Canal do Suez, enfrentam reivindicações de milhões de dólares por parte de outras empresas que não conseguem fazer seguir os seus navios.

“Todas as vias vão ter ao navio”, diz David Smith, chefe de marinha da corretora de seguros McGill and Partners, citado pela agência Reuters.

A norte do navio estão pelo menos 30 navios bloqueados e, a sul, três. Além disso, e segundo a mesma agência, foram avistados várias dezenas de navios agrupados em redor das entradas Norte e Sul do canal, uma das mais importantes vias do comércio internacional.

A agência Bloomberg fala em mais de 100 navios estão a aguardar a possibilidade de passar pelo canal.

Os proprietários dos navios presos no Suez deverão reclamar indemnizações por perdas de mercadorias perecíveis ou de prazos de entrega.

O "Ever Given" encalhou depois de ter perdido a capacidade de direção por causa dos ventos fortes que se faziam sentir, juntamente com uma tempestade de areia, de acordo com a Autoridade do Canal de Suez (SCA).

As operações para voltar a colocar o navio em trânsito continuam no local, mas ainda não há previsões para a retoma da circulação marítima.

Inaugurado em 1869, o Canal do Suez garante a passagem de 10% do comércio marítimo internacional.

Em 2020, cerca de 19 mil navios utilizaram esta passagem, de acordo com a Autoridade do Canal do Suez (SCA).

O navio tem pavilhão em Taiwan e está registado no Panamá.

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  • Digo
    25 mar, 2021 Eu 09:59
    E claro, todos os pretextos são válidos para aumentar os preços do petróleo. Massificação de carros eléctricos, precisa-se
  • Digo
    25 mar, 2021 Eu 09:59
    E claro, todos os pretextos são válidos para aumentar os preços do petróleo. Massificação de carros eléctricos, precisa-se

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