Tempo
|
A+ / A-

AstraZeneca terá dado dados incompletos a estudo norte-americanos sobre eficácia

23 mar, 2021 - 08:20 • Marta Grosso

O estudo foi divulgado na segunda-feira e atribuía à vacina anglo-sueca 79% de eficácia no combate à Covid-19 sintomática e 100% na prevenção de doenças graves. Portugal já retomou a administração desta vacina.

A+ / A-

Veja também:


A AstraZeneca pode ter fornecido dados incompleta sobre a eficácia da sua vacina aos investigadores norte-americanos que realizaram um ensaio em grande escala. A suspeita parte do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos.

As preocupações, divulgadas nesta terça-feira pela agência Reuters, colocam em causa os resultados promissores do estudo e, consequentemente, a aprovação da vacina nos Estados Unidos, prevista para as próximas semanas.

Segundo os resultados do estudo norte-americano, divulgados na segunda-feira, a vacina desenvolvida pela sueca AstraZeneca com a Universidade de Oxford revelou-se 79% eficaz na prevenção de doenças sintomáticas e 100% eficaz na prevenção de formas graves ou críticas da Covid-19.

O ensaio envolveu 32 mil voluntários, sobretudo norte-americanos, mas também do Chile e do Peru.

Segundo a AstraZeneca, o estudo não revelou qualquer risco acrescido de coágulos sanguíneos.

Contudo, o Data Safety Monitoring Board (DSMB), comité independente que supervisionou a investigação, "expressou preocupação de que a AstraZeneca possa ter incluído informações desatualizadas no estudo, o que pode ter fornecido uma visão incompleta dos dados de eficácia", anunciou nesta terça-feira o Instituto Nacional de Alergia dos EUA e Doenças Infecciosas (NIAID), em comunicado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+