Tempo
|
A+ / A-

Noruega investiga mais duas mortes após vacinação com AstraZeneca

22 mar, 2021 - 12:21 • Lusa

Ao todo são quatro óbitos registados no país após a toma da vacina anglo-sueca. Há também dois doentes internadas com um quadro semelhante ao que levou à morte das outras pessoas.

A+ / A-

Veja também:


As autoridades norueguesas anunciaram, nesta segunda-feira, que estão a investigar a morte de mais duas pessoas após terem recebido a vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca e terem desenvolvido uma condição tromboembólica invulgar.

Ao todo, já morreram quatro pessoas no país nas últimas duas semanas. Todas elas apresentaram um quadro médico que incluía plaquetas baixas, coágulos de sangue nos vasos sanguíneos e hemorragias.

Existem ainda outros dois doentes internados no Hospital Universitário de Oslo com quadro clínico semelhante.

A maioria das vítimas mortais, avança a EFE, eram funcionários da área da saúde, todos eles com menos de 50 anos.

"A Agência do Medicamento não pode excluir que estes casos têm de ter alguma ligação à vacina", pode ler-se num comunicado das autoridades de saúde do país, onde se acrescenta que estes sintomas não foram registados em nenhuma das pessoas inoculadas com a vacina da Pfizer-BioNTech ou da Moderna.

A notícia surge no mesmo dia em que é conhecido um estudo norte-americano, segundo o qual a vacina da AstraZeneca se revelou 79% eficaz no combate à Covid-19 sintomática e 100% eficaz na prevenção de doenças graves.

O mesmo estudo, diz o laboratório que produz a vacina europeia, não encontrou “qualquer risco aumentado de trombose ou eventos caracterizados por trombose entre os 21.583 participantes que receberam pelo menos uma dose da vacina”.

Depois de uma semana de suspensão e com a luz verde da Agência Europeia do Medicamento, Portugal continental retomou nesta segunda-feira a administração da vacina da AstraZeneca (Madeira e Açores retomaram durante o fim-de-semana).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+