Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Nova variante originária nas Filipinas identificada no Reino Unido

17 mar, 2021 - 09:33 • Sofia Freitas Moreira com agências

Variante está a ser investigada pelas autoridades de saúde britânicas após a deteção de dois casos no país, sendo que pelo menos um deles resultou de uma viagem ao estrangeiro.

A+ / A-

Veja também:


As autoridades de saúde britânicas estão a investigar uma nova variante da Covid-19 anteriormente identificada nas Filipinas, depois de dois casos terem sido encontrados no país.

A variante VUI-21MAR-02 (P3) foi designada como uma variante em investigação, em vez de variantes como a de Manaus, no Brasil.

Numa declaração, a Public Health England (PHE) avança que “a 9 de Março, o PHE registou um relatório de 33 casos de uma nova variante relatados pelas Filipinas", acrescentando que "a variante inclui uma série de mutações notáveis, incluindo E484K e N501Y, que são encontradas em várias outras variantes preocupantes”.

"A Saúde Pública de Inglaterra identificou dois casos desta variante. Um dos casos está ligado a viagens internacionais e o outro está atualmente a ser investigado. Todas as intervenções apropriadas de saúde pública estão a ser levadas a cabo", avança a autoridade.

Além disso, dois novos casos da variante P1, inicialmente registados no Brasil, foram encontrados na área londrina de Haringey e West Midlands. Ambos os casos estão ligados a viagens ao Brasil.

O caso de West Midlands foi identificado após a chegada da pessoa ao aeroporto de Birmingham, onde foram testados e colocados em quarentena como parte do processo de quarentena do hotel.

O caso em Londres foi encontrado através de testes de quarentena, que serão aumentados na área afetada.

As equipas de rastreio de contactos também têm vindo a investigar para identificar outros contactos da pessoa.

Isto significa que o número de casos P1 no Reino Unido aumentou para 12 - nove em Inglaterra e três na Escócia, todos eles com ligações a viagens ou a um caso previamente confirmado que tenha viajado para o Brasil.

O Reino Unido registou mais 110 mortes relacionadas com a Covid-19 e 5.294 novos casos, nas últimas 24 horas.


MAPA EUROPA DE CASOS COVID-19:

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+