Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Índia deve dar o primeiro passo para a paz, diz Paquistão

17 mar, 2021 - 12:04 • Lusa

“Nós também tentaremos, mas a Índia terá que dar o primeiro passo”, diz primeiro-ministro paquistanês, defendendo que a paz seria benéfico para ambos.

A+ / A-

O primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan, disse nesta quarta-feira que a Índia deve dar o primeiro passo para a paz entre os dois países – isto, três semanas após concordarem em respeitar o cessar-fogo nas fronteiras, onde há um contínuo conflito.

"Nós também tentaremos, mas a Índia terá que dar o primeiro passo", disse Khan numa conferência de segurança nacional em Islamabad.

Num discurso comedido em que, ao contrário de ocasiões anteriores, não comparou o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, a Adolf Hitler, Khan garantiu que a paz seria benéfica para os dois países, aumentando o comércio e ajudando a reduzir a pobreza.

Khan argumentou ainda que a paz entre Islamabad e Nova Deli fortaleceria as relações comerciais com o Afeganistão e os países da Ásia Central.

Entretanto, para fazer isso, Khan insistiu que a Índia terá de permitir um referendo na parte da Caxemira que controla, algo muito improvável depois de Nova Deli ter revogado o estatuto especial daquela região em 2019, ato que desencadeou uma profunda crise entre os dois países.

“Quando o meu Governo tomou posse, fizemos tudo o que podíamos para resolver os nossos problemas com a Índia. Infelizmente, 5 de agosto (data da revogação do estatuto especial da Caxemira) chegou e houve um colapso total”, disse o primeiro-ministro.

Os comentários de Khan foram feitos depois de os dois países se comprometerem, no final de fevereiro, a respeitar o cessar-fogo acordado ao longo das suas fronteiras e da Linha de Controle (LoC) que separa as duas regiões da Caxemira – uma controlada pela Índia e a outra pelo Paquistão.

Nesses ataques na fronteira, cerca de 50 pessoas morreram em 2020 e mais de 300 ficaram feridas, de acordo com dados das duas nações.

Os dois países acusam-se de iniciar os ataques e apenas usam a violência como uma resposta defensiva.

A Índia e o Paquistão já travaram duas guerras pela Caxemira desde a descolonização britânica do subcontinente indiano em 1947.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+