Tempo
|
A+ / A-

Há crianças a serem decapitadas em Moçambique

16 mar, 2021 - 11:44 • Marta Grosso com Lusa

A denúncia é da organização humanitária Save the Children. “Naquela noite, a nossa aldeia foi atacada. Quando tudo começou, eu estava em casa com meus quatro filhos”, relata uma mulher. Em Cabo Delgado, o conflito armado já tirou a vida a mais de 2.500 pessoas.

A+ / A-

Há crianças a serem decapitadas na província moçambicana de Cabo Delgado, denuncia a organização humanitária internacional Save the Children, num relatório divulgado nesta terça-feira.

“Crianças de apenas 11 anos estão a ser decapitadas, enquanto o conflito continua a desalojar milhares. A agência conversou recentemente com famílias deslocadas que relataram cenas horríveis de assassinato e luto e a perda de entes queridos”, refere o documento disponível online.

Elsa, de 28 anos, falou do seu filho mais velho, de 12 anos. Foi decapitado perto do local onde se a família escondia com os outros filhos. “Naquela noite, nossa aldeia foi atacada e casas foram queimadas. Quando tudo começou, eu estava em casa com meus quatro filhos. Tentamos escapar para a floresta, mas eles pegaram meu filho mais velho e o decapitaram. Não podíamos fazer nada porque também seríamos mortos”.

Amélia é outra mãe que perdeu um filho da mesma maneira. Tinha 11 anos quando foi assassinado por homens armados. Amélia não teve oportunidade de se despedir ou sequer de dar ao filho um enterro adequado.

“Depois do meu filho de 11 anos ter sido morto, entendemos que não era seguro continuar na minha aldeia. Fugimos para a casa do meu pai, noutra aldeia, mas alguns dias depois os ataques começaram ali também. Eu, o meu pai e os meus filhos passámos cinco dias comendo bananas verdes e bebendo água de bananeira até chegarmos ao transporte que nos trouxe aqui”, relata ainda.

Por causa do conflito armado em Cabo Delgado, quase 670.000 pessoas encontram-se deslocadas dentro de Moçambique – quase sete vezes o número relatado há um ano, segundo a mesma ONG.

Além disso, pelo menos 2.614 pessoas perderam a vida e a situação piorou bastante nos últimos 12 meses, com a escalada de ataques a aldeias.

Além da guerra, que dura desde 2017, Cabo Delgado foi alvo de vários ciclones e inundações, que têm degradado ainda mais as condições da população.

Mundo mais focado na Covid

As necessidades das crianças deslocadas em Cabo Delgado, no Norte de Moçambique, "superam em muito os recursos disponíveis para as apoiar" e muitas vezes elas são o alvo de violência, alerta a Save the Children.

"A ajuda é desesperadamente necessária, mas poucos doadores priorizaram a assistência para aqueles que perderam tudo e para os seus filhos", numa altura em que o mundo lida também com a Covid-19, refere Chance Briggs, diretor da organização em Moçambique, citado no comunicado.

"Enquanto o mundo estava focado na Covid-19, a crise de Cabo Delgado cresceu e foi menosprezada", acrescentou.

A Save the Children referiu que "quase um milhão de pessoas enfrenta fome severa" como resultado direto da onda de deslocados provocada pelo conflito armado na região, incluindo pessoas deslocadas e comunidades anfitriãs.

"Todas as partes devem garantir que as crianças nunca sejam alvos. Devem respeitar as leis humanitárias internacionais e de direitos humanos e tomar todas as ações necessárias para minimizar os danos civis, incluindo o fim de ataques indiscriminados e desproporcionais contra crianças", acrescentou a Briggs.

“Os relatos de ataques a crianças incomodam-nos profundamente. A nossa equipa foi levada às lágrimas ao ouvir as histórias de sofrimento contadas por mães em campos de deslocados”, sublinhou.

A violência armada em Cabo Delgado está a provocar uma crise humanitária, com milhares de pessoas sem habitação ou alimentos.

Algumas das incursões de rebeldes foram reivindicadas pelo grupo 'jihadista' Estado Islâmico entre junho de 2019 e novembro de 2020, mas a origem dos ataques continua sob debate.

A situação de insegurança levou a petrolífera Total a diminuir o número de trabalhadores e a abrandar os trabalhos no megaprojeto de gás na região, até que seja garantido um perímetro de segurança pelas Forças de Defesa e Segurança (FDS) moçambicanas.

No entanto, mantém-se a previsão de início de exportação de gás natural liquefeito em 2024.

Alegado vídeo de recrutamento de um grupo terrorista islâmico em Moçambique
Alegado vídeo de recrutamento de um grupo terrorista islâmico em Moçambique
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Paulo Cerqueira
    17 mar, 2021 Lisboa 20:18
    Por outro lado eu compreendo que para evitar o rótulo de ingerência nos assunto internos de Moçambique tem que existir um pedido de apoio das autoridades moçambicanas! Mas estas parecem estar muito condescendentes com estes grupos terroristas muçulmanos, talvez por serem muçulmanos também!! Mas, é preciso dizer em abono da verdade, que nem todo o muçulmano é terrorista e muitos há, tenho a certeza que abominam estas acções!!! Se as Forças Armadas estão no terreno em outros países de África a pedido da ONU auferindo salários acima da média, não podem ser considerados soldados mas sim mercenários!!! E ao ver as esposas e mães despedirem-se destes homens na partida com lágrimas nos olhos, dá-me vontade de rir....
  • Paulo Cerqueira
    16 mar, 2021 Lisboa 18:11
    E ninguém faz nada contra esta situação vivida num país que foi colonizado por Portugal e que pertence aos PALOPS? As lágrimas que elementos da equipa de reportagens não matam a fome nem extinguem a sede destas crianças! Será que pensam "para quê, se elas vão ser decapitadas"?? A meu ver talvez seja preferível ser decapitado do que morrer à fome!! E pergunto-me para que serve a ONU e a UNICEF e todas as organizações internacionais que recebem milhões para agir e apenas se reúnem em em reuniões infrutíferas onde comem e bebem à conta dos fundos destinados aqueles que nem uma migalha têm para mitigar a fome!!! E a propósito, o que fazem as Forças Armadas portuguesas em territórios que nada têm a ver connosco como a República Democrática do Congo com problemas semelhantes ...???
  • joao avelino soares
    16 mar, 2021 Santa Maria da Feira 16:30
    As forças governamentais deviam atuar mais e melhor na defesa do povo sofredor, assim como as nações unidas deviam mandar tropas para cabo delgado para normalizar a situação. Esses fora da lei merecem uma grande lição , é inadmissível e imperdoável o q esses vermes fazem.

Destaques V+