Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

França deteta nova variante de Covid-19 após foco na Bretanha

16 mar, 2021 - 08:51 • Lusa

Nova variante foi sequenciada a partir de um foco hospitalar com 79 casos. Os testes PCR deram sucessivamente negativos.

A+ / A-

Veja também:


As autoridades de saúde francesas estão a investigar uma nova variante do vírus da Covid-19 detetada na Bretanha, a qual não foi possível detectar através dos testes PCR.

A nova variante foi sequenciada a partir de um foco que apareceu no hospital Cote d’Amour, próximo de Nantes, com 79 casos, dos quais oito eram desta nova variante, alguns com infeções pulmonares graves.

Por agora, foi decidido colocar a nova estirpe "sob vigilância", depois de vários pacientes com sintomas de Covid-19 terem testado negativo.

As análises efetuadas "não permitem concluir nem maior gravidade nem uma maior contagiosidade" em relação à estirpe tradicional, embora estejam a ser efetuadas "investigações aprofundadas" para a conhecer melhor.

Também se procurará determinar se as vacinas atuais são eficazes contra esta nova estirpe.

Todos os centros de rastreio em França receberam indicações para que nos seus testes tenham em conta esta nova estirpe.

Desde o início da pandemia já morreram no país 90.788 pessoas. Estão atualmente internadas 25.469 doentes nos hospitais.

A pandemia provocou, pelo menos, 2.654.089 mortos no mundo, resultantes de mais de 119,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+