Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pablo Iglesias deixa Governo de Espanha

15 mar, 2021 - 12:09 • Redação

Líder do Unidas Podemos vai candidatar-se à Comunidade de Madrid. "Um militante deve estar onde é mais útil. Madrid precisa de um governo das esquerdas", declarou Iglesias.

A+ / A-

Pablo Iglesias, líder do Unidas Podemos, deixa Governo de Espanha para ser candidato à Comunidade de Madrid, foi esta segunda-feira anunciado numa mensagem publicada nas redes sociais.

A inesperada saída do vice-presidente do executivo de coligação com o PSOE poderá abrir uma nova crise política em Espanha.

Pablo Iglesias abandona o Governo liderado pelo socialista Pedro Sanchez para se candidatar às eleições para a Comunidade de Madrid, marcadas para 4 de maio.

Yolanda Diaz, atual ministra do Trabalho, será a nova vice-presidente do executivo.

A Comunidade de Madrid é considerada o epicentro do Podemos e a candidatura de Pablo Iglesias é considerada como uma tentativa para evitar uma derrocada eleitoral do partido na região da capital.

Pablo Iglesias vai enfrentar Isabel Diaz, a atual presidente da Comunidade de Madrid, uma política do Partido Popular (direita).

Na mensagem em que anuncia a candidatura a Madrid, Pablo Iglesias faz um balanço das conquistas do Governo de coligação com o PSOE, apesar de admitir limitações de um executivo com estas características, dizendo que "ainda há muito para fazer".

"Refletimos muito nos próximos dias e decidimos que, se os militantes quiserem, vou apresentar-me às eleições de 4 de maio na Comunidade de Madrid. Um militante deve estar onde é mais útil. Quero construir uma candidatura forte de esquerda. Madrid precisa de um governo das esquerdas", declarou o líder do Unidas Podemos.

[notícia em atualização]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+