Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

Bruxelas considera “inaceitável” atrasos na entrega da vacina da AstraZeneca à UE

14 mar, 2021 - 13:31 • Lusa

Comissário europeu para o Mercado Interno assegura, no entanto, que atrasos com a AstraZeneca não significam atrasos no "programa de vacinação do primeiro trimestre”.

A+ / A-

Veja também:


O comissário europeu para o Mercado Interno, Thierry Breton, considerou “inaceitável” os novos atrasos na entrega da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 à União Europeia.

“[Esta situação] é inaceitável para mim ou, em qualquer caso, incompreensível", afirmou Thierry Breton, responsável pelos aspetos industriais da produção de vacinas, no "Grand Rendez-vous" Europa 1-CNEWS-Les Echos, este domingo.

Para o comissário europeu, esta redução na entrega pode refletir "uma disfunção na cadeia logística", recusando-se, no entanto, a considerar consequências legais.

“Só porque estamos atrasados com a AstraZeneca não significa que vamos estar atrasados no nosso programa de vacinação do primeiro trimestre”, assegurou o comissário europeu.

O Grupo AstraZeneca anunciou no sábado novos atrasos na entrega da sua vacina contra a Covid-19 à União Europeia, invocando restrições à exportação.

Perante as dificuldades de produção, o grupo decidiu utilizar as suas unidades de produção fora da União Europeia, mas "infelizmente, as restrições à exportação vão reduzir as entregas no primeiro trimestre" e "provavelmente" no segundo, de acordo com um porta-voz do grupo citado pela agência France Presse.

Muito criticada pelo ritmo lento das entregas na Europa e pelos atrasos do grupo AstraZeneca, a Comissão Europeia, que negociou os contratos em nome dos seus 27 Estados-Membros, espera um aumento das entregas no segundo trimestre.

Segundo a France Presse, as entregas podem atingir um ritmo médio de 100 milhões de doses por mês, de abril a junho, para todas as vacinas combinadas, ou seja, 300 milhões para todo o trimestre.

A AstraZeneca anunciou no final de janeiro que só poderia entregar 40 milhões de doses aos países da União Europeia no primeiro trimestre, dos 120 milhões que havia inicialmente prometido devido a dificuldades de fabrico numa fábrica belga.

A 29 de janeiro, a Agência Europeia do Medicamento (EMA) deu 'luz verde' à utilização da vacina da farmacêutica AstraZeneca contra a Covid-19 na União Europeia, a terceira vacina a ser aprovada pelo regulador europeu.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.649.334 mortos no mundo, resultantes de mais de 119,4 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Observador
    14 mar, 2021 Portugal 21:48
    Há 4 fábricas da AstraZeneca em território da UE a produzir vacinas, mas só uma está a produzir para a UE. As outras são para exportar vacinas para fora da UE. De que é que estão à espera para cativar a produção de TODAS AS 4 FÁBRICAS e proibir as exportações, até as quantidades acordadas e pagas, estejam cumpridas?
  • Bruno
    14 mar, 2021 aqui 19:16
    Nas últimas décadas a União Europeia tem transmitido sinais de fragilidade e a consequência disso é que ninguém a leva a sério e ninguém a respeita. A UE devia fazer voz grossa com estas farmacêuticas que brincam com as vacinas e lançar um ultimato: se os contratos asssinados não forem cumpridos, a patende das vacinas deve cair de modo a que qualquer empresa europeia as possa produzir.
  • Ivo Pestana
    14 mar, 2021 Funchal 16:47
    Mas a UE esquece que a procura é desenfreada e alguns países nem cheiraram qualquer vacina. As matérias primas por vezes escasseiam e os laboratórios nem sempre conseguem dar resposta aos imensos pedidos. A Rússia e a China têm vacinas, porque não compraram a eles? Então, não se queixem da demora. Além de que, já li que da Astrazeneca não vêem grandes espingardas. Calma e pensem nos outros também.
  • Cidadao
    14 mar, 2021 Lisboa 14:57
    Este comissário europeu para o Mercado Interno, Thierry Breton, é mais um homem-de-cartão, um fantoche de jogos de palavras e nenhuma acção, um burocrata pago a peso de ouros para vir largar umas larachas sem consequências, só porque o clamor e a indignação das pessoas, aumenta dia após dia, e é necessário dar uma satisfação ou umas "costas largas" para onde as pessoas podem canalizar os seus protestos. Quisesse a UE e tem vários instrumentos legais para apertar com as farmacêuticas e resolver a questão, seja pela quebra da patente e pôr todos os laboratórios europeus a fabricar as vacinas, seja pelo confisco de toda a produção em território da UE até as encomendas já pagas estarem satisfeitas. Mas não as usa e prefere mandar burocratas como este, "mandar umas bocas"...

Destaques V+