Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Desinformação

Fake news e Covid-19. Facebook e OMS lançam campanha

11 mar, 2021 - 17:36 • Lusa

Nova campanha segue-se a iniciativa semelhante da rede social a favor da vacinação para a covid-19, anunciada há um mês.

A+ / A-

Veja também:


O Facebook lançou esta quinta-feira uma nova campanha de combate à desinformação sobre a covid-19, em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS), e com alguns dos 'fact-checkers' europeus da rede social.

Em Portugal, a campanha chama-se "Juntos contra a desinformação sobre a covid-19".

Além do mercado português, a campanha foi lançada por "toda a União Europeia, Reino Unido, Noruega e Islândia, assim como a Turquia, e países do Médio Oriente e de África", adianta a rede social.

Há um mês, o Facebook tinha anunciado a "maior campanha mundial de informação a favor da vacinação para a covid-19, que inclui a remoção de alegações falsas relativas à vacinação e a redução da visibilidade de informação considerada imprecisa".

Hoje, "o Facebook lança uma nova campanha em parceria com a Organização Mundial de Saúde e com alguns dos 'fact-checkers' [verificadores de factos] europeus da rede social", lê-se no comunicado.

Esta campanha consiste em gráficos com dicas sobre como detetar/identificar notícias falsas, nomeadamente verificar a fonte, ver como a notícia faz sentir o leitor e contexto da mesma.

"Durante a pandemia covid-19 e depois, o Facebook vai continuar a trabalhar com os especialistas do setor para garantir que está no caminho certo para combater a desinformação e fornecer às pessoas recursos adicionais para examinar o conteúdo que veem online, ajudando-as a decidir o que ler, confiar e partilhar", conclui a rede social.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+