Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Primeiro-ministro tailandês responde a jornalistas borrifando desinfetante

09 mar, 2021 - 18:34 • Hélio Carvalho

Prayuth Chan-ocha não gostou que a imprensa insistisse em perguntar sobre as vagas na sua equipa ministerial e saiu de rompante da conferência de imprensa

A+ / A-

Jornalistas na Tailândia foram surpreendidos, esta terça-feira, pelo primeiro-ministro do país quando Prayuth Chan-ocha fugiu às perguntas de uma forma “original”: questionado sobre baixas na sua equipa, Chan-ocha abandonou a conferência de imprensa disparando desinfetante contra a imprensa presente.

O primeiro-ministro não terá ficado contente com a insistência dos jornalistas em fazer perguntas sobre três ministros que foram detidos na semana passada, acusados de insurreição pelo seu papel em protestos há sete anos.

Chan-ocha, conhecido por algumas respostas cómicas, ainda tentou que os jornalistas fizessem outras perguntas e afirmar que não sabia de nada; mas, perante novas perguntas, o governante colocou a máscara, saiu do pódio e “desinfetou” cada um dos repórteres presentes.

Segundo a imprensa local, o primeiro-ministro ainda foi filmado a tentar repetir a conferência de imprensa, mas o resultado foi o mesmo e só aumentou a sua irritação.

Prayuth Chan-ocha, que no outono foi um dos alvos das maiores manifestações que a Tailândia já viu, chegou ao poder através de um golpe de Estado, em 2014, e foi reeleito em eleições em 2019, cujo resultado continua a ser contestado.

O primeiro-ministro também tem sido um aliado do rei Maha Vajiralongkorn e aproveitou a pandemia e o estado de emergência para suprimir resistência e proibir protestos. Os jovens e estudantes do país responderam com mais manifestações, algumas violentas, e continuam a pedir democracia no país.

A liberdade de imprensa é, também ela, muito atacada pelo Governo de Chan-ocha. A Tailândia tem ainda uma das penas mais pesadas no mundo pelo crime de lesa-majestade: 15 anos

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+