Tempo
|
A+ / A-

Assessor nomeado por Trump detido por invasão ao Capitólio

05 mar, 2021 - 17:08 • Hélio Carvalho

Federico Klein foi apanhado em vídeos a agredir polícias com um escudo. O antigo assessor trabalhava na administração Trump desde 2016 e tinha creditação de alta segurança.

A+ / A-

Federico Klein, um assessor contratado por Donald Trump quando este era Presidente dos Estados Unidos, foi detido esta sexta-feira por ter participado na insurreição no Capitólio, no passado dia 6 de Janeiro. É o primeiro membro da ex-administração Trump a ser formalmente detido por ligações ao ataque.

Segundo noticiou o site Politico, Klein – que foi nomeado por Trump para o Departamento de Estado em 2016 - foi detido no estado da Virgínia. O FBI terá encontrado o antigo assessor através de fotografias e imagens de videovigilância do dia do ataque.

Num dos vídeos usados pelas autoridades para identificar Federico Klein, recolhido através de uma body cam usada por um polícia do Capitólio, é possível ver Klein a atirar um escudo policial contra as autoridades e a pedir “reforços” aos apoiantes do antigo Presidente. “Precisamos de pessoas frescas!”, repetiu e gritou o assessor.

O Washington Post noticia que Klein tinha acesso a informação secreta graças à sua posição no Departamento de Estado e fazia parte da campanha presidencial de Trump quando este ainda era candidato.

Caos, violência e mortes. A invasão ao Capitólio em cinco minutos
Caos, violência e mortes. A invasão ao Capitólio em cinco minutos

Na sequência do ataque ao Capitólio, já foram acusadas mais de 300 pessoas por todos os Estados Unidos. Algumas pessoas foram detidas por delitos menores, como entrar num espaço não autorizado, enquanto vários foram detidos por obstrução de justiça e por tentativa de homicídio.

Apesar de Donald Trump ter sido ilibado das acusações que o apontavam como responsável direto pelo ataque ao Capitólio (o edifício onde se reúnem os dois órgãos legislativos do país, a Câmara dos Representantes e o Senado), a detenção de Federico Klein volta a colocar dúvidas quanto às ligações diretas entre o Presidente e os presentes na invasão.

A insurreição do dia 6 de janeiro provocou cinco mortes (incluindo um polícia do Capitólio) e dezenas de feridos, além de estragos ao edifício. Donald Trump foi julgado no Senado pelo crime de “incitação à insurreição”, tendo sido ilibado pela minoria republicana.

Foi apenas a segunda vez na história que um Presidente americano foi alvo de um processo de ‘impeachment’ duas vezes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    05 mar, 2021 Funchal 21:29
    Cadeia.

Destaques V+