Tempo
|
A+ / A-

Myanmar: Pelo menos 33 mortos no dia mais sangrento desde o golpe militar

03 mar, 2021 - 13:56 • Hélio Carvalho

Desde o golpe de Estado que colocou o exército de novo no poder, já morreram dezenas de pessoas em protestos pró-democracia.

A+ / A-

Myanmar acordou esta quarta-feira para mais uma manhã de protestos sangrentos. Morreram dezenas de pessoas em manifestações contra o golpe de Estado depois do exército ter voltado a usar fogo real contra os manifestantes e, segundo a Associated Press, foram contadas pelo menos 33 vítimas.

Além de pelo menos 33 mortos, a ação militar provocou dezenas de feridos e foram detidas centenas de pessoas em Yangon, a maior cidade do país e antiga capital quando este se chamava Birmânia. A contagem e identificação das vítimas está a ser feita de forma clandestina, através de meios independentes no local, para não motivar represálias por parte do exército.

Chegaram ainda relatos à agência Reuters de médicos agredidos e ambulâncias danificadas pelo exército, enquanto tentavam prestar socorro a manifestantes.

Desde o golpe de Estado de 1 de fevereiro, que devolveu o poder do país à Junta Militar, já morreram pelo menos 60 pessoas em protestos pró-democracia e foram detidas pelo menos 1.200. Depois da retaliação agressiva do exército, esta quarta-feira foi o dia com mais mortos em protestos desde o golpe de Estado.

A violência tem-se intensificado em Myanmar, apesar da comunidade internacional ter pedido à Junta Militar para não usar fogo real contra o povo. Na terça-feira, a Associação de Nações do Sudeste Asiático manifestou a sua preocupação pela situação no país e pediu a libertação da antiga chefe do Governo, Aung San Suu Kyi, mas o exército não pareceu escutar o pedido.

Os militares voltaram ao poder na antiga Birmânia depois de já terem controlado o país entre 1962 e 2011. Nesse ano, a prémio Nobel da Paz, Aung San Suu Kyi, venceu as eleições democráticas e voltou a ser reeleita em novembro do ano passado, mas o exército alegou que o sufrágio teria sido fraudulento. O argumento serviu para deter Suu Kyi e vários líderes, e reinstaurar a ditadura militar.

Desde fevereiro, a Junta Militar tem oprimido violentamente protestos pró-democracia, prendeu jornalistas e ativistas, “desligou” o acesso à Internet no país e passou a controlar todos os meios de comunicação. Esta semana, Aung San Suu Kyi foi vista numa audição por teleconferência.

Apesar do risco de morte em cada manifestação, o povo não desarma e promete continuar a lutar pelo regresso à democracia que, até agora, teve pouco tempo de vida em Myanmar. À Reuters, o ativista Esther Ze Naw afirmou que os esforços dos que morreram não serão em vão e que os protestantes vão “continuar com esta luta e ganhar”.

O líder da Junta Militar, o general Min Aung Hlaing, prometeu que seriam realizadas eleições livres, mas não apontou previsões de qualquer data para.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+