Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nove baleias-piloto morreram encalhadas na Nova Zelândia

22 fev, 2021 - 09:50 • Lusa

Perto de meia centena de cetáceos ficaram presos em Farewell Spit, na ilha Sul, da Nova Zelândia. As equipas de resgate tentam garantir a segurança dos animais até à subida da maré.

A+ / A-

Pelo menos nove baleias-piloto morreram encalhadas na costa da Nova Zelândia, informaram esta segunda-feira as autoridades neozelandesas. As equipas de resgate estão ainda a tentar salvar dezenas de cetáceos.

O Ministério de Conservação da Nova Zelândia adiantou que um grupo de 49 baleias-piloto ficaram presas em Farewell Spit, considerado o mais longo cordão de areia do mundo, na ilha Sul, a 90 quilómetros de Nelson.

As equipas de resgate, compostas por especialistas na conservação da vida marinha e seis dezenas de voluntários, estão a tentar manter os animais em segurança até à subida da maré, mas pelo menos nove já morreram.

Farewell Spit, uma faixa de areia com cerca de 30 quilómetros de comprimento, registou uma dezena de casos de baleias encalhadas nos últimos 15 anos.

Em fevereiro de 2017, cerca de 700 mamíferos ficaram ali retidos. Pelo menos 250 acabariam por morrer.

O maior incidente deste tipo registado em todo o mundo ocorreu em 1918, quando cerca de mil baleias-piloto ficaram presas nas ilhas Chatham, no sudeste da Nova Zelândia.

Na Austrália, em setembro de 2020, 380 baleias-piloto morreram após terem ficado encalhadas, no maior incidente do género registado no país.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+