Tempo
|
A+ / A-

CoviVac. Rússia aprova terceira vacina contra a Covid-19

20 fev, 2021 - 09:19 • Redação com agências

Em meados de março entram em circulação as primeiras 120 mil doses da nova vacina.

A+ / A-
CoviVav. Vacina russa que pode ser guardada num frigorífico é provada na Rússia
CoviVav. Vacina russa que pode ser guardada num frigorífico é provada na Rússia

Veja também:


A Rússia aprovou este sábado a terceira vacina contra o novo coronavírus para uso interno. O anúncio foi feito primeiro-ministro Mikhail Mishustin, segundo o qual os testes clínicos em larga escala ainda não arrancaram.

“Quero começar com uma notícia muito boa. Verificámos que a terceira vacina - a CoviVac - produzida pelo Centro Chumakov, foi registada”, referiu o governante na televisão estatal russa.

“Atualmente, somos o único país no mundo com três vacinas contra a Covid-19”, sublinhou Mikhail Mishustin.

Em meados de março entram em circulação as primeiras 120 mil doses. Esta nova vacina requer a inoculação de duas doses, que devem ser administradas no espaço de 14 dias.

Ao contrário das duas vacinas anteriores, a covivac foi concebida a partir de um coronavírus inativado, ou seja, que perdeu a sua capacidade de se replicar. “a vacina que desenvolvemos… reflete toda a história da rússia, assim como da ciência global das vacinas”, afirmou aidar ishmukhametov, o diretor do centro chumakov.

Ao que tudo indica, a principal vantagem é que oferece uma resposta imunitária mais ampla, que deve proteger de qualquer estirpe do Sars-cov-2.

As primeiras duas vacinas

A Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, foi a primeira a ser aprovada pela em agosto. Inclusive, foi a primeira vacina contra a Covid-19 a ser aprovada no mundo, embora a sua efetividade tenha suscitado dúvidas entre a comunidade científica internacional por ter sido aprovada antes de ter início a fase final dos ensaios.

Contudo, os resultados da fase 3 dos ensaios clínicos indicaram que alcançava uma eficácia de 91,6%.

A segunda vacina - batizada de EpiVacCorona - foi desenvolvida pelo Instituto Vector e está agora a começar a ser administrada.

“Já produzimos mais de 10 milhões de doses da vacina Sputnik V e cerca de 80 mil doses da EpiVacCorona e, em breve, avançaremos com a terceira linha de produção da CoviVac”, detalhou o primeiro-ministro russo.

Já vice-primeira-ministra, Tatiana Golíkova, revelou que o país pretende produzir 88 milhões de doses de vacinas durante o primeiro semestre deste ano, sendo 83 milhões da Sputnik V.

A pandemia provocou, pelo menos, 2.441.926 mortos no mundo, resultantes de mais de 110,2 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Como funcionam as vacinas e como nos protegem do novo coronavírus?
Como funcionam as vacinas e como nos protegem do novo coronavírus?
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+