Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Pfizer e BioNTech disponibilizam mais 200 milhões de doses da vacina à UE

17 fev, 2021 - 10:00 • Redação

Com este novo acordo, a UE vai receber no total 500 milhões de doses, que devem ser recebidas até final deste ano.

A+ / A-

Veja também:


Mais 200 milhões doses da vacina contra a Covid-19. A farmacêuticas Pfizer e BioNTech anunciaram um novo acordo com a Comissão Europeia para este fornecimento extra. O anúncio foi feito através de um comunicado colocado online.

Até ao final de 2021 devem ser entregues 500 milhões de doses aos Estados-membros, mas a UE poderá encomendar, se necessário, mais 100 milhões.

“Reconhecemos que mais pessoas devem ser vacinadas o mais rápido possível para ajudar a derrotar o vírus e controlar a pandemia. Estamos a trabalhar incansavelmente para apoiar o lançamento de campanhas de vacinação na Europa e em todo o mundo, expandindo a capacidade de produção”, disse Albert Bourla, presidente e CEO da Pfizer em comunicado.

“Graças a este novo acordo esperamos entregar doses suficientes para vacinar 250 milhões de europeus até ao final do ano.”

A vacina Pfizer-BioNTech foi a primeira da três aprovadas até ao momento pela União Europeia. As outras duas vacinas são das empresas Moderna e AstraZeneca.

Bruxelas enfrenta fortes críticas devido à lentidão da campanha de vacinação no bloco europeu pela falta de coordenação no processo de aquisição de vacinas.

Segundo a OMS, os casos positivos a nível mundial caíram 16% na última semana. Já na Europa, o decréscimo foi 18%.

A pandemia provocou, pelo menos, 2.408.243 mortos no mundo, resultantes de mais de 109 milhões de casos de infeção, segundo o último balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 15.522 pessoas dos 788.561 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+