Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Reino Unido atinge objetivo de uma dose de vacina a 15 milhões de pessoas

14 fev, 2021 - 16:33 • Lusa

Quase um quarto da população (22%) do Reino Unido já recebeu pelo menos uma ou as duas doses da vacina.

A+ / A-

O Reino Unido já vacinou 15 milhões de pessoas, atingindo o objetivo traçado pelo Governo de dar pelo menos uma dose de vacina anti-covid-19 às pessoas mais vulneráveis, anunciou este domingo o responsável do programa de vacinação britânico.

"15,000,000! Equipa espantosa. Não descansaremos até que ofereçamos a vacina a toda a fase 1 às categorias 1-9 dos mais vulneráveis e a todos os com mais de 50 anos até ao final de abril e depois a todos os adultos", escreveu na rede social Twitter o secretário de Estado da Saúde responsável pela pasta das Vacinas, Nadhim Zahawi.

Quase um quarto da população (22%) do Reino Unido já recebeu pelo menos uma ou as duas doses da vacina, número que "inclui a maioria das pessoas dos quatro grupos prioritários [indicados] pelo Governo, incluindo todos os maiores de 75 anos, trabalhadores da linha da frente da saúde e pessoal dos lares de idosos".

O número de vacinados está a fazer aumentar a pressão sobre o Governo de Boris Johnson para que esclareça quando vão ser aliviadas as medidas do confinamento em vigor desde o início de janeiro, o terceiro que Inglaterra enfrenta.

Num dos países europeus com mais infetados pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, já começou a discussão entre aqueles que querem que as medidas sejam levantadas o mais rapidamente possível e aqueles que receiam que desconfinar demasiado depressa leve a um novo aumento de casos positivos.

O primeiro-ministro britânico planeia revelar o seu "plano de flexibilização das restrições" a 22 de fevereiro, tendo em conta que as taxas de infeção, hospitalizações e mortes caíram "drasticamente" desde o início do terceiro confinamento nacional da Inglaterra.

O Reino Unido registou este domingo 258 mortes e 10.972 novos contágios por covid-19, uma quebra acentuada face ao dia anterior, numa altura em que os britânicos continuam em confinamento quase total.

Os dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde revelam uma queda face às 621 mortes e 13.308 novos casos registados no sábado, que parecem indicar que foi atingido o pico da terceira onda da pandemia no Reino Unido, ainda que possa haver oscilações nos números nos próximos dias, adianta a agência EFE.

Segundo os números oficiais, nas últimas 24 horas registaram-se 1.715 hospitalizações devido ao novo coronavírus, o que encerra uma semana em que houve menos 26,5% de internamentos em relação aos sete dias anteriores.

O índice de transmissibilidade (Rt) do vírus varia agora entre 0,7 e 0,9.

Desde o início da pandemia, o Reino Unido soma 117.166 mortes e 4,038 milhões de casos positivos de covid-19.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+