Tempo
|
A+ / A-

Brasil

Portugal negou autorização de viagem a avião proveniente do Brasil com droga

10 fev, 2021 - 21:29 • Lusa

Aparelho tinha meia tonelada de cocaína a bordo. Ministério dos Negócios Estrangeiros esclarece que "o pedido de autorização para a viagem na aeronave em apreço foi indeferido", depois de as autoridades brasileiras terem indicado que o jato particular havia recebido autorização para descolar da cidade de Salvador da Bahia rumo a Portugal.

A+ / A-

O Governo português rejeitou o pedido de autorização de um avião privado que pretendia viajar para Portugal a partir de Salvador, Brasil, e no qual foram apreendidos 500 quilos de cocaína, ao contrário de informação das autoridades brasileiras.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) esclareceu que "o pedido de autorização para a viagem na aeronave em apreço foi indeferido pelo MNE".

Citadas pela agência espanhola Efe, as autoridades brasileiras tinham indicado que o avião particular recebera autorização para descolar da cidade de Salvador com destino a Portugal.

A Polícia Federal do Brasil apreendeu a droga na aeronave, que se encontrava na pista do Aeroporto Internacional de Salvador.

A apreensão só foi possível porque o piloto da aeronave particular comunicou à torre de controlo que os seus comandos de voo indicavam algum tipo de problema de funcionamento.

Após o alerta, os mecânicos que foram ao avião para verificar o problema descobriram parte da droga e relataram à Polícia Federal.

“Com o apoio de especialistas criminais federais e cães treinados para detetar drogas da Polícia Civil, foram encontrados na aeronave outros esconderijos onde estava o resto da droga”, informou a Polícia Federal, numa nota divulgada esta quarta-feira.

A droga tinha sido dividida em comprimidos marcados com logótipos de marcas desportivas famosas.

Os três tripulantes e dois passageiros da aeronave foram levados à superintendência da Polícia Federal em Salvador para prestar depoimento, mas a polícia brasileira não esclareceu se foram detidos ou se apresentou queixa contra eles.

A aeronave onde foram encontrados os 500 quilos de cocaína pertence a uma empresa privada que oferece serviços de transporte aéreo.

“As investigações continuarão para identificar os responsáveis pela carga ilícita, que poderão responder pelas acusações de tráfico internacional de drogas e associação com o narcotráfico, cujas penas combinadas podem chegar a 25 anos de prisão”, informou o comunicado da Polícia Federal.

O Brasil é um importante intermediário nas rotas de embarque para a Europa da cocaína produzida nos países andinos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+