Tempo
|
A+ / A-

EUA avisa candidatos à imigração sem papéis que "este não é momento"

10 fev, 2021 - 22:45 • Lusa

A crise gerada pela pandemia e a falta de tempo para implementar uma política alternativa à de Donald Trump levam as autoridades americanas a manter a porta fechada à maioria dos candidatos à imigração.

A+ / A-

Os EUA avisaram esta quarta-feira os imigrantes indocumentados que tencionem entrar no seu território que “este não é o momento" para o fazerem, adiantando que a maioria "vai ser rechaçada".

“Agora não é o momento para virem e a grande maioria vai ser rechaçada”, afirmou a porta-voz da Casa Branca durante a sua conferência de imprensa diária.

Jen Psaki adiantou que esta situação deve-se à pandemia do novo coronavírus e ao facto de o Governo do Presidente Joe Biden, empossado em 20 de janeiro, ainda não ter tido tempo para iniciar “um processo integral e humano para processar as pessoas que chegam à fronteira”.

“Os processos de asilo na fronteira não vão ser alterados de imediato e vai levar tempo a concretizá-los”, acrescentou.

A porta-voz admitiu que este é um “tema sensível” para o próprio presidente Biden, mas admitiu que vai ser preciso “tempo” para avançar e parceiros para concretizar “um processo integral e um sistema que permita o processamento na fronteira dos candidatos a asilo”.

Em 20 de janeiro, o Governo de Biden anunciou a suspensão, a partir do dia seguinte, das inscrições no programa “Permaneçam no México”, que permitiu ao governo anterior expulsar para o país vizinho os candidatos a asilo.

O Governo de Biden anunciou também que “os participantes atuais” do programa Protocolos de Proteção a Migrantes (MPP, na sigla em Inglês) “devem ficar onde estão, à espera de mais informação oficial do governo dos EUA”.

Sob o programa “Fiquem no México”, o governo de Trump enviou mais de 60 mil pessoas sem documentos, que tinham cruzado a fronteira, para o Estado vizinho, para aí esperarem pela comparência perante juízes, um trâmite que podia levar meses.

Antes desta medida de Trump, as detenções na fronteira com o México de migrantes sem documentos estavam a subir, tendo chegado a 132.856 em maio de 2019.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+