Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

França vai produzir a vacina da Moderna e da Pfizer

03 fev, 2021 - 11:33 • Lusa

Em março arranca a produção. A confirmação foi feita pela secretária de Estado para a Indústria de França.

A+ / A-

Veja também:


França começará em março a produzir a vacina contra a Covid-19 do laboratório Moderna e, em abril, a da Pfizer/BioNTech.

"O primeiro local de produção (empresa subcontratada) que irá começar, em março, será para a vacina da Moderna", disse a secretária de Estado para a Indústria de França, Agnès Pannier-Runacher, à rádio francesa RTL.

“Teremos um local de produção para a vacina da Pfizer/BioNTech, que começará em abril. E em maio, deverá iniciar-se a produção da vacina da CureVac”, cuja autorização de comercialização ainda se aguarda, disse.

A secretária de Estado indicou que o laboratório francês Sanofi - que adiou o lançamento da sua própria vacina para o segundo semestre de 2021 - "por sua vez também produzirá" a sua vacina.

“Temos estado a trabalhar com eles para que produzam a vacina BioNTech na sua fábrica alemã, isso vai ajudar a impulsionar cadeias produtivas. Se a vacina der resultados positivos, em abril, também vão começar a produzir”, detalhou Agnès Pannier-Runacher.

Na noite de terça-feira, o Presidente francês anunciou que a produção de vacinas em solo francês começaria "a partir do final de fevereiro, início de março", após uma reunião com os principais laboratórios franceses e europeus.

Emmanuel Macron indicou que quatro locais de produção participariam na elaboração de vacinas desenvolvidas por outros laboratórios, incluindo três empresas subcontratadas francesas.

Em novembro e dezembro, a subcontratada francesa Delpharm já havia anunciado que iria produzir a vacina Pfizer/BioNTech na sua fábrica em Saint-Rémy-sur-Avre (noroeste da França).

O laboratório sueco Recipharm vai fabricar a vacina Moderna em Monts (oeste), e a fabricante francesa Fareva a vacina CureVac em suas unidades em Pau (sudoeste) e Val-de-Reuil (norte), para operações de embalagem.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    03 fev, 2021 RAM 22:28
    Portugal poderia produzir a Sputnik V, porque não?

Destaques V+