Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Brexit. Acordo comercial com o Reino Unido não vai travar falências

02 fev, 2021 - 17:21 • Sandra Afonso

A empresa de seguros de crédito "Crédito y Caución".prevê maior risco no Reino Unido do que a UE e aponta três setores como os mais sensíveis: automóvel, têxtil e tecnologia de ponta.

A+ / A-

O acordo comercial com o Reino Unido, no quadro do Brexit, não vai travar falências e os setores automóvel, têxtil e de tecnologia de ponta serão os mais ameaçados.

Com o aumento das barreiras comerciais, subiram também os custos económicos e os desafios logísticos para as empresas, alerta a empresa de seguros de crédito "Crédito y Caución".

A empresa prevê que o maior risco se concentre no Reino Unido, já que “na União Europeia o impacto será menor”.

A Irlanda é um dos países mais vulneráveis, pela proximidade e fluxo comercial. Já na Bélgica, na Holanda e na Dinamarca, apesar de serem importantes parceiros comerciais, os efeitos devem ser limitados.

Em comunicado, a empresa de seguros de crédito lembra que “desde os primeiros dias de janeiro, o tráfego portuário diminuiu em relação ao ano anterior. A longo prazo, mantêm-se as preocupações logísticas devido às dificuldades de acesso à documentação de trânsito, num contexto de revisão do software por parte da autoridade alfandegária do Reino Unido”. A estes atrasos junta-se agora “a necessidade de envio de um teste Covid negativo por parte dos transportadores”. Neste contexto, há sectores que arriscam ser afectados de forma significativa, como “o automóvel, o têxtil e as tecnologia de ponta”.

A Crédito y Caución admite que o Acordo de Livre Comércio entre o Reino Unido e a União Europeia “representa um marco positivo para o tecido empresarial, em comparação com a alternativa de encerrar o período de transição sem acordo”. Mas apenas está regulamentado o intercâmbio de serviços, “o que representa cerca de 80% da economia britânica e 45% de seu comércio externo”.

Fica ainda um alerta: “O tratamento dos direitos de pesca, onde ambas as partes modificaram as suas posições iniciais, tem gerado grande preocupação junto do setor pesqueiro.”

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+