Tempo
|
A+ / A-

Coronavírus

Autoridades do Reino Unido preocupadas com variantes do novo coronavírus

02 fev, 2021 - 21:46 • Filipe d'Avillez

Um dado positivo é que as variantes parecem estar a mudar no mesmo sentido, o que poderá facilitar o desenvolvimento de vacinas para as os combater.

A+ / A-

Veja também:


As autoridades de Saúde do Reino Unido estão preocupadas com algumas das mutações que têm detetado do novo coronavírus.

Segundo a BBC uma das mutações é a E484K, que também existe na estirpe da África do Sul, e que foi encontrada em algumas regiões do Reino Unido.

Os especialistas dizem que as variantes podem afetar a eficácia das vacinas, mas que ainda assim as que estão a ser administradas devem continuar a funcionar.

O país já está a fazer testagem urgente para detetar a variante sul-africana em várias regiões e pondera alargar o espetro para procurar outras estirpes com a mesma mutação. Foram detetados 11 casos em Bristol e 32 em Liverpool.

Embora o surgimento de variantes seja preocupante, não é surpreendente. É sabido que os vírus sofrem mutações à medida que se reproduzem, para poderem espalhar-se mais.

O facto torna ainda mais urgente a necessidade de seguir as recomendações do confinamento, considera Julian Tang, um especialista ouvido pela emissora britânica. “Caso contrário, o vírus não só continua a propagar-se, como também evolui”.

No meio da preocupação, contudo, há alguns fatores positivos. Os especialistas apontam o facto de as diferentes variantes estarem a sofrer mutações semelhantes, em vez de estarem a divergir umas das outras ainda mais. “Isto dá-nos um sinal de que o vírus tem certos caminhos que prefere e podemos tentar bloquear esses caminhos com vacinas” explica Ravi Gupta, um professor de Cambridge, em declarações à BBC.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+