Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vacina Novavax com 89% de eficácia contra a Covid-19

29 jan, 2021 - 08:08 • Marta Grosso

Os estudos estão a ser feitos no Reino Unido, onde o regulador de medicamentos irá em breve avaliar a nova vacina, que já se mostrou eficaz contra a variante britânica.

A+ / A-

Há uma nova vacina com bons resultados no combate ao novo coronavírus. É da Novavax e demonstrou ser 89,3% eficaz em ensaios de larga escala no Reino Unido. É a primeira vacina a revelar-se eficaz contra a variante britânica do vírus.

A notícia é avançada pela BBC, cujo editor de saúde, Fergus Walsh, entrevistou o CEO da Novavax, Stan Erck.

O primeiro-ministro britânico já reagiu, considerando que são “boas notícias” e adiantando que o regulador de medicamentos do Reino Unido – a Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA) – irá agora avaliar a vacina.

Para já, estão garantidas 60 milhões de doses para o país, que devem ser entregues no segundo semestre do ano, se aprovadas para uso pela MHRA, referiu ainda Boris Johnson.

“Esta é uma notícia positiva e, se aprovada pelo regulador, a vacina Novavax será um impulso significativo para nosso programa de vacinação e outra arma em nosso arsenal para vencer este vírus terrível”, afirmou, por seu lado, o secretário de Saúde, Matt Hancock.

“Estou orgulhoso que o Reino Unido esteja na vanguarda de outra descoberta médica e quero agradecer aos brilhantes cientistas e investigadores, bem como às dezenas de milhares de voluntários altruístas que participaram nos testes clínicos”, adiantou.

O presidente executivo da Novavax, Stan Erck, prevê que a aprovação da vacina possa ocorrer em março ou abril, na mesma altura em que estará já pronta e em funcionamento a fábrica de Stockton-on-Tees.

Até agora, o Reino Unido aprovou três vacinas contra a Covid-19 para uso de emergência: uma da Oxford/AstraZeneca, outra da Pfizer/BioNTech e uma terceira da Moderna.

Resultados “espetaculares”

O Novavax demonstrou ser 89,3% eficaz na prevenção de Covid-19 em participantes de seu ensaio clínico de Fase 3 no Reino Unido, que envolveu mais de 15.000 pessoas com idades entre 18-84, das quais 27% tinham mais de 65 anos, segundo a Novavax.

Na parte sul-africana do ensaio, onde a maioria dos casos era da variante sul-africana do vírus, a vacina foi 60% eficaz entre os voluntários sem HIV.

Nas palavras do CEO Stan Erck, os resultados do teste no Reino Unido foram "espetaculares" e "tão bons quanto poderíamos ter esperado", enquanto a eficácia na África do Sul foi "acima das expectativas das pessoas".

Também Paul Heath, investigador-chefe do estudo britânico Novavax, considera as descobertas “extremamente empolgantes” e “mostram que esta é uma vacina Covid-19 altamente eficaz e segura”.

Peter Openshaw, professor de medicina experimental no Imperial College London, segue a mesma linha e afirma que os resultados que a vacina deu, com altos níveis de proteção na parte do estudo feita no Reino Unido foram "excelentes".

Ressalva, contudo, que o nível mais baixo de proteção observado na África do Sul representa “uma preocupação”.

Como funcionam as vacinas e como nos protegem do novo coronavírus?
Como funcionam as vacinas e como nos protegem do novo coronavírus?
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+